Será lançado neste sábado (19/02) o primeiro número do “Almanaque Samba de Terreiro” em comemoração aos cinco anos do projeto, que teve sua primeira apresentação em três de Janeiro de 2017, na Escadaria do Rosário, Florianópolis. A publicação traz textos que contam parte da história do Samba de Terreiro ou de Quadra, fotos de apresentações e também é uma homenagem a integrantes do coletivo que criou o projeto e apoiadores – público, patrocinadores e imprensa – que valorizaram a ideia de um movimento pelo resgate da memória do Samba e seus compositores. O lançamento será das 13h às 14h30, ao ar livre, no Centro Histórico Leste da Cidade – rua Victor Meirelles, 112 (em frente à Cervejaria Centro Bugio). Ao final do lançamento, terá a apresentação “Samba da Antonieta”.
Ao ar livre, será o primeiro encontro presencial de integrantes do projeto com o público, desde o início da pandemia. Em praticamente dois anos, não aconteceram as rodas de samba. No entanto, a coordenação do projeto, assim como artistas, produtores, pesquisadores e equipe de comunicação (ao todo são cerca de 50 pessoas) continuaram com ações para manter vivo o Samba de Terreiro. E, um dos resultados, foi a produção do Almanaque.
Nesse período também continuou intensa a pesquisa de sambas que compõem o repertório e foram apresentadas em três Lives, transmitidas recentemente pelas redes sociais do projeto diretamente do Teatro da Ubro. A ideia inicial seria comemorar na Escadaria onde o projeto estreou, porém não foi possível devido à nova onda da pandemia. A próxima apresentação, com a expectativa de ser presencial, deve ocorrer na segunda quinzena de Março, dia do aniversário de Florianópolis.
Para as quatro apresentações gratuitas deste início de 2022, o Samba de Terreiro Florianópolis conta a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural em Santa Catarina – o projeto foi selecionado pelo Edital de 2021, executado com recursos do Governo Federal, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/
Última live (15/02): https://fb.watch/bfz5Ghv1KW/
Leia mais
“Separar educação da cultura é impossível” afirmam arte-educadoras no JTT-Manhã Com Dignidade