Nos dias 17, 18, 19 e 22 de fevereiro ocorrerá a oficina online e gratuita “ArteFatos(?)”, um dos projetos aprovados pelo Edital Aldir Blanc 2021 do estado de Santa Catarina. O trabalho pretende conectar diferentes artistas com o teatro de objetos, umas das vertentes mais jovens do teatro de animação, e em crescente difusão pelo mundo. Ressaltando as metáforas, bem como as múltiplas leituras cênicas do objeto na contemporaneidade, a oficina busca estimular uma maior sensibilização do olhar dos participantes para os objetos cotidianos.
Durante os quatro encontros, que ocorrerão de 19h às 22h (via plataforma Zoom), serão desenvolvidas experimentações práticas que estimulam o caráter simbólico de diferentes materialidades, também pensando sua relação com a memória. Explorando narrativas sobre objetos que resistem ao tempo a partir de uma relação afetuosa com seus proprietários, o projeto traz como principal provocação doze relatos biográficos de moradores da cidade de Araranguá/SC. Serão desenvolvidos procedimentos artísticos que, valendo-se do atravessamento de lembranças alheias com a singularidade de cada participante, possam (re)contar a cidade sob um novo prisma: o do teatro de objetos.
As inscrições estão abertas até o dia 11 de fevereiro, via formulário eletrônico, e são destinadas a artistas de diversos segmentos (artes cênicas, artes visuais, etc.). Ao todo, serão selecionados 12 participantes, que “herdarão” as histórias captadas em vídeo e serão provocados a criar uma cena final a partir disto e de outros cruzamentos. Após os quatro encontros, todo o resultado será exibido em uma live, transmitida ao público via YouTube, no dia 1 de março, às 15h. Neste momento, artistas e moradores serão estimulados a dialogarem sobre o processo, que se concretizará em um sensível mosaico de cenas.
Conteúdo programático:
– Contextualização histórica e as diversas explorações do objeto na cena contemporânea;
– Princípios técnicos, metáforas e diferentes associações cênicas do objeto;
– Construindo paisagens poéticas a partir dos objetos;
– A relação entre o teatro de objetos e a memória;
– Recontar a cidade através do teatro de objetos: procedimentos e cruzamentos;
– Princípios técnicos, metáforas e diferentes associações cênicas do objeto;
– Construindo paisagens poéticas a partir dos objetos;
– A relação entre o teatro de objetos e a memória;
– Recontar a cidade através do teatro de objetos: procedimentos e cruzamentos;
Sobre o ministrante:
Igor Gomes é ator e pesquisador de teatro há uma década. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (PPGAC/USP), pesquisando a relação do teatro de objetos com a memória. Mestre em Literatura (PPGLit) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2021. Graduado em Artes Cênicas pela UFSC, em 2014, pesquisando as relações da obra do encenador Tadeusz Kantor com o Teatro de Animação. Possui experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Teatro de Animação. Integra desde 2011 a equipe de produção do Festival Internacional de Teatro de Animação — FITA, em Florianópolis. Participa do grupo de pesquisa “A máscara, o ator e o objeto — Experimentando métodos” (CNPq) e do Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens (NELOOL), ambos ligados à UFSC.
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Mais informações:
WhatsApp – 48 99661-3131
Instagram @alvorada.artistica