No dia 6 de fevereiro, domingo, tem apresentações na Zona Leste do espetáculo infantojuvenil Ladeira das Crianças – TeatroFunk com acesso grátis para o público. No Campo do Sinhá a sessão ocorre às 11 horas. E no espaço São Mateus em Movimento, às 14 horas.
O Campo do Sinhá é ponto de referência para visitantes na comunidade Jardim Dona Sinhá. Usado para receber partidas de futebol aos fins de semana, o local é uma das poucas áreas de lazer para crianças, adolescentes e jovens do local. O Ponto de Cultura São Mateus em Movimento é um espaço comunitário que funciona como polo periférico de cultura digital e rede de agentes e coletivos culturais, em São Mateus.
Ladeira das Crianças – TeatroFunk tem criação e direção coletiva do Rosas Periféricas com dramaturgia de Marcelo Romagnoli, a partir da adaptação dos livros O Pote Mágico e Amanhecer Esmeralda, do paulistano Ferréz. No enredo, o universo das crianças periféricas ganha a cena. Seus desejos e sonhos são embalados pelo ritmo do funk. No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem e garota que vive no mundo da lua. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia.
Criada em 2019 e encenada ao ar livre, a peça reflete sobre a identidade infantil na periferia e sobre os bens culturais do território, acessados na fase infantojuvenil. Histórias de vida dos atores e expectativas das crianças da região permeiam as histórias que são costuradas por elementos do funk – como a dança, mais especificamente o passinho, a música, o ritmo e as rimas. O trabalho é inédito quanto à abordagem lúdica do funk em uma produção para crianças e jovens.
O Grupo Rosas Periféricas é atuante no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, desde 2009. O projeto Rosas Faz 10 Anos – Memórias de um Teatro Maloqueiro -contemplado na 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – é formado por uma mostra de repertório com as produções do coletivo e também contempla outras ‘vozes’, inspiradoras para o grupo: montagens de coletivos parcerios, oficinas, saraus e rodas de conversa, entre outras.
FICHA TÉCNICA – Texto: Grupo Rosas Periféricas – livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa, Camila Olivetti e Thabata Bluntrit. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Fotos: Andressa Santos e Allan Bravos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: às crianças do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz que brincaram conosco, Daniela Cordeiro, Coral Alvarenga, Allan Bravos, Vitorino Manoel, Laís Oliveira, Renata Prado e Preta Rara.
Serviço
Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças – TeatroFunk
Com: Grupo Rosas Periféricas
Data: 6 de fevereiro de 2022 (domingo)
Grátis. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre
11h – Campo do Sinhá
Rua Henry Fuseli, s/n – Jardim Dona Sinhá. Parque dos Bancários, Sapopemba/SP.
14h – São Mateus em Movimento
1. Cônego José Maria Fernandes, 127 – São Mateus. São Paulo/SP
Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/RosasPeriféricas
Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2548-38409 / 99373-0181 – [email protected]