O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 13 de dezembro, a 83ª edição do boletim Covid-19 em SC. Intitulado Casos ativos atingiram menor patamar desde maio de 2020, o trabalho foi assinado por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Na semana em análise (3 a 10 de dezembro), foram registrados 2.941 novos casos e 48 óbitos – uma média de 420 casos e 7 mortes por dia. Ambos os indicadores apresentam tendência de queda. Já o número de casos ativos registrados no dia 10 foi de 3.342, o valor mais baixo desde maio de 2020. A última matriz de risco divulgada pelo governo estadual, no dia 11, também mostrou que o controle da pandemia continua apresentando resultados bastante positivos, uma vez que não foi registrada situação grave ou gravíssima em nenhuma região.
A taxa de transmissão da doença, todavia, ainda é preocupante. O Rt ficou em 0.961, variando de 0.652 (Sul) a 0.986 (Grande Florianópolis). “Esses patamares estão indicando que em muitas regiões do estado a transmissão da doença ainda se encontra em um ritmo acelerado”, aponta o artigo.
“Portanto, o comportamento do conjunto de indicadores analisados neste boletim, mesmo que bastante favorável, ainda não permite nenhum relaxamento em relação às medidas de prevenção e de controle da doença. Por isso, entendemos que ainda é necessário manter as principais medidas preventivas até que o percentual da população vacinada atinja um patamar capaz de evitar a contínua propagação do novo coronavírus”, conclui o estudo.
O texto completo pode ser acessado no site do Necat, onde também são encontrados os boletins anteriores.