O índice de aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, caiu em seus primeiros nove meses de presidência mais do que o de qualquer outro presidente norte-americano desde 1945, revelou uma nova pesquisa do Instituto Gallup.
Os resultados da enquete, divulgados pelo jornal The Telegraph no sábado (23/10), mostram que a popularidade de Biden caiu 11,3 pontos percentuais (de 56% durante seus primeiros três meses de presidência para 44,7% nos últimos três meses).
Esta é uma queda maior do que a que o ex-presidente norte-americano Barack Obama teve nos primeiros nove meses de presidência, quando seu índice de aprovação caiu 10,1 pontos percentuais.
Em comparação, a popularidade do ex-presidente Donald Trump diminuiu apenas 4,4 pontos percentuais nos primeiros nove meses de sua presidência, enquanto o índice de aprovação de Jimmy Carter, que ocupou o cargo de presidente dos EUA de 1977 a 1981, caiu 8,9 pontos percentuais no início de seu mandato.
De acordo com o Gallup, o declínio nos números de Biden parece ter estacionado, mas não há sinais de que ele tenha voltado a subir nas preferências dos eleitores. Ainda segundo o instituto, os índices indicam o fim da “lua de mel” com o presidente.
Biden começou a ter uma queda acentuada na popularidade em julho, quando os casos de coronavírus estavam aumentando, e seu índice de aprovação caiu ainda mais com a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão no final de agosto, de acordo com a mídia.
Segundo o Telegraph, entre os motivos que levara à queda estão a economia, que enfrenta uma alta inflacionária e problemas na cadeia de produção, embates de Biden com o próprio partido sobre gastos em infraestrutura e o o fato de seu apoio entre eleitores independentes ter caído de 55% em junho para 34% em outubro.