Hoje é o aniversário número 14 do Portal Desacato

Não é possível sermos nostálgicos com algo que continuamos vivendo com muita intensidade. Há múltiplas tarefas para dar conta das demandas, novas propostas e novos sonhos. No entanto, é importante saber de onde se vem para não se extraviar, para manter o rumo editorial; para alicerçar os objetivos profissionais e militantes.

Somos oriundas e oriundos da necessidade de revelar aquilo que se omite, distorce ou o poder tornou invisível. Estamos marcados pela diversidade, por uma inquieta e salutar transversalidade. Permanecemos ainda pela continuidade da caminhante que busca a utopia. E não tem sido fácil, nunca será, mas é um dever irrenunciável.

No Brasil estamos educados por uma mídia que, pelo seu próprio tamanho e poder, se tornou um estado paralelo. Um estado que impõe, mal educa, uniformiza e nega. Uma mídia que pelo seu poder invasivo se torna omnipresente. Controla os sentimentos coletivos, folcloriza as vítimas do sistema injusto e covarde. Molda o país, o pensamento e pauta direitas e esquerdas. É rapinadora de cérebros e identidades.

Donos de tudo, os meios que se tornaram o pensamento oficial na frágil democracia reinaugurada nos 80 do século passado, simulam “a voz do povo” maniatado às suas vontades. E abaixo deles, muito longe em audiência e reconhecimento estamos as mídias independentes, alternativas. Tentamo-nos erguer, alçar a voz, não claudicar e vamos enfrente, lambendo feridas, rotas por vezes, desconsideradas pela chamada massa. Porém vamos e muito aos poucos conseguimos nos equilibrar nessa corda bamba de existir ou desistir.

Há 14 anos, sem faltar um dia, vivemos no Portal Desacato essa realidade. Oceanos enormes para atravessar com um pequeno barquinho que resiste os furacões que vem de fora e os buracos que, não poucas vezes, se abrem por dentro nessa navegação virtual, demasiado carne e osso. Mas não é por teimosia que se rema, é por reconhecimento da necessidade e do compromisso. E seguimos adiante, crescendo a cada dia sem ter muito claro, às vezes, o porquê, mas as calças vão cobrindo as pernas de repente. Adolescente o Portal Desacato faz tempo constrói coisas de adulto.

O sonho atropela o sono. Há que fazer, vai a vida nisso. E aqui chegamos. 14 anos e todas e todos os que ficaram pelo caminho, que já não veremos, mais sabem que caminhamos por elas e eles. Por amor, por vocação e por compromisso com eles, com vocês e com os da nossa classe. Vivemos em urgente resistência muito além do simbólico, do discurso de práxis e do punho levantado. Resistimos colocando a vida como garantia e a disciplina como fiadora.

Obrigado a todas e todos os que nos ajudam a seguir. Não aceitaremos jamais outro destino que crescer, reunir, abraçar e sermos ferramenta humilde, honesta e sonhadora.

Caminhamos atrás dos 15 Anos. Vem que vamos contigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.