Jornalismo brasileiro perde Nilson Lage

Nilson Lage, em 2005, em sessão de defesa de tese na UFSC. Foto: Manuel Dutra

O Departamento, o Curso de Graduação e o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina manifestam pesar e consternação pela morte do professor Nilson Lemos Lage, ocorrida na noite de ontem, 23 de agosto.

Nilson Lage é um dos nomes mais influentes dos estudos de jornalismo no Brasil e escreveu livros que se tornaram clássicos na área como “Ideologia e Técnica da Notícia” e “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”. Como professor, ajudou a formar gerações de repórteres, editores, professores e pesquisadores da área. Antes de carreira acadêmica, foi jornalista em veículos como Diário Carioca, O Globo, Última Hora e Manchete.

Em 2007, foi um dos fundadores do PPGJOR/UFSC. Aos 70 anos, aposentou-se compulsoriamente em 2006 como professor titular. Nas celebrações dos 40 anos do Departamento de Jornalismo da UFSC, em 2019, proferiu conferência e foi homenageado pela instituição.

Com humor fino, inteligência, erudição e uma voz única, Nilson Lage vai permanecer como uma das grandes referências da área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.