Por Roberto Liebgott.
De 30 de julho a 01 de agosto de 2021, ocorre na Terra Kaingang Van Kâ, no bairro Lami, Porto Alegre, a V Assembleia dos Povos, que reúne indígenas, quilombolas, população em situação de rua, movimentos sociais, populares, lutadoras e lutadores pelo Bem Viver, aqueles, debaixo da pirâmide, mas que acreditam em um mundo onde caibam todos os mundos.
Os testemunhos de quilombolas e indígenas, na abertura da atividade, foram marcados pela defesa da Mãe Terra e dos Territórios, pela força daqueles e daquelas que retomaram suas áreas e resistem sobre elas.
As palavras dos anciãos foram luz e sopro de vida e resistência. Um clamor pela luta conjunta, pela unidade na resistência e para que juntos- em teia dos povos – se possa romper com o racismo, a intolerância e com o sistema colonialista e opressor.
A Assembleia dos Povos é a continuidade de lutas ancestrais, que alimentam sonhos e a esperança em um Novo Palmares, nos Quilombos Libertários, nos Territórios do Bem Viver e na Terra Sem Males. Essa atividade alimenta a utopia num país e num mundo sem escravidão, sem machismo, sem homofobia, sem opressão e criminalização das lutas pela vida e pela Terra Mãe.
A Assembleia dos Povos faz acreditar que quando os debaixo se movem, os de cima caem e todo lugar vai se tornar Palmares.
Confira o álbum de fotos da assembleia, por Roberto Liebgott e Alass Derivas.