“Vida dos moradores do Morro das Pedras está em risco”

Na coluna Problemas Urbanos e Ambientais para Além dos Municípios, Lino Peres entrevista Cinthia Sens, moradora do Morro da Pedras, e Rita Dutra, socióloga.

Ciclones e erosão há anos vêm destruindo a costeira catarinense. De 2010 até o momento, apensas em Florianópolis, 13 praias vêm sendo afetadas. As principais são Campeche, Canasvieiras, Ingleses, Armação e Morro das Pedras.

Segundo a Rita, são desastres constantes e com cada vez mais frequência, chegando hoje à uma média de 5 eventos por ano. Em 2010, três eventos destruíram a Armação. Em 2018, começa impactar o Campeche, em 2019, passa a destruir a praia. Agora, no Morro das Pedras. A defesa civil no Brasil ao invés de trabalhar na prevenção, só toma ações em carácter de resposta, o qual exige menos recurso.

Recentemente no bairro Morro das Pedras, uma erosão fez que literalmente abrisse a terra e colocou em risco as casas de diversas famílias. As propriedades em risco de queda foram instaladas na praia há mais de 40 anos com a autorização da prefeitura. Na época, estavam a mais de 200m da praia, mas, com o avanço do mar, hoje as três casas interditadas estão a menos de 20cm da eminência da queda.

Uma liminar feita após a ação coletiva de moradores decreta que a prefeitura tem 10 dias (até o dia 28 de junho) para executar alguma medida de contenção efetiva que garanta a propriedade dos moradores.

Para o dia 25 de junho está se formando um novo ciclone com previsão de ondas de 3m. Ou seja, antes do prazo que a prefeitura tem para tomar previdências. Talvez muitas casas não resistam e estão em risco as praias do Morro das Pedras e do Campeche. “Estamos largados na trincheira sozinhos de frente para o mar para enfrentar esse ciclone novo que vem no dia 25. O que está em jogo é a vida dos moradores”, diz Cinthia.

Assista à entrevista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.