Sobre Mano Rick:
Nasci em 1997 em Pelotas (RS) e desde cedo simpatizei com a música e a temática do Rap. Iniciei minha carreira de maneira precoce, fazendo rimas pelo bairro Dunas e gravando-as no toca-fitas que ganhei do meu pai. Subi em um palco pela primeira vez em 2005 aos 8 anos de idade, em um evento da escola em que estudei (E. M. E. F. Núcleo Habitacional Dunas). Desde então, passei a participar ativamente das atividades relacionadas a música e a produção cultural no meu bairro.
Em 2007 gravei minha primeira música em um estúdio representando o Clube Ambiental, do projeto social Meu Ambiente é Aqui, no Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas (CDD). Com o grupo Consciência do Rap, participei da coletânea resultante do festival de música do COEP 2008, onde conquistamos o terceiro lugar, e alguns equipamentos para a nossa escola (E. M. E. F. Núcleo Habitacional Dunas). Com a banda Unidos pelo Rap, entre 2009 e 2011, participei de diversos festivais pela cidade, entre eles, O Grito do Rock e a Primavera Cultura Livre. Em 2012 foi lançada a coletânea Dunas Rap Vol. 1, gravada no estúdio livre Dunas (CDD) com 3 faixas de minha autoria, o que me propiciou muitos trabalhos pelo coletivo Dunas Rap.
Meu amadurecimento artístico chegou em 2013. Neste ano lancei meu primeiro trabalho solo, o EP Fatos e Fatos, contendo seis faixas. Fatos e Fatos foi o trabalho responsável por me projetar na cena musical do Rio Grande do Sul. Contemplado pelo Procultura Pelotas, em 2017, lancei meu primeiro disco, o álbum Do Dunas Pro Mundo, onde tive a oportunidade de apresentar um trabalho mais profissional. Uma obra construída com base em minhas vivências na comunidade. O disco foi criado com uma musicalidade mista, resultante da fusão dos beats eletrônicos com instrumentos musicais acústicos, sendo o primeiro álbum de rap contemplado pelo edital. O lançamento do álbum foi aberto ao público do bairro e ocorreu na E. M. E. F. Núcleo Habitacional Dunas, escola onde cursei o ensino fundamental, e posteriormente fui oficineiro de Hip Hop. Local onde também fui estagiário como professor de geografia pela UFPEL.
O álbum Do Dunas Pro Mundo passou a ganhar expansão de modo nacional com a minha passagem por São Paulo (SP), onde tive a oportunidade de apresentar o material para nomes importantes do rap nacional como Rael, Kamau, DJ Kl Jay, Parteum, Nelson Triunfo, Max B.O, Srta. Paola, 5pra1, Luedji Luna, entre outros. Além disso, disponibilizei meu trabalho à Gringos Records (SP), uma das lojas de venda de materiais físicos mais influentes da cena Rap do Brasil.
Em março de 2020 lancei o videoclipe da música “Além do tecido”, com parceria internacional de dois músicos angolanos (Stime e Marley). O vídeo foi gravado simultaneamente no bairro Dunas (Brasil) e no bairro Grafanil (Angola). Em agosto de 2020 lancei o single “Música pela arte” acompanhado de um interlúdio entoado pelo Dj Kl Jay dos Racionais MC’s, em setembro foi a vez do single “Chuva” que conta com mais de 20.000 audições no Spotify, e em novembro o single “Suspiro da Síntese” encerrou os lançamentos do ano.
O primeiro lançamento de 2021 chegou nas plataformas no dia 24 de janeiro. O Exceder do Silêncio (EP), discute a temática de reação ao silenciamento. O negacionismo das necessidades periféricas representa o ato de silenciar, e muitas vezes a comunidade não reconhece tal silenciamento pela constância da sua presença.
Sobre o “Linda Pérola” (trabalho a ser divulgado).
Letra: Na letra o rapper @manorickduarte traz o posicionamento de um protagonista que até o momento havia vivido situações desagradáveis em relacionamentos amorosos. Isso fez com que surgissem vários bloqueios sentimentais ao se envolver com outras pessoas; porém, ao sentir que conheceu a pessoa ideal, o mesmo decide aceitar viver intensamente essa aventura, permitindo-se sentir e expressar o sentimento e a esperança de que dessa vez tudo vai dar certo.
Música: A música foi gravada e mixada por Mano Rick no estúdio QG Amargem, e a masterização ficou por conta do @lucianomatuck, no Matuck Estúdio, ambos situados em Pelotas (RS). Quem assina a produção do instrumental é o @djmdbeats, de Rio Grande (RS). A música foi lançada pelo @selo4passo, selo independente do rapper @manorickduarte.
Vídeo: O videoclipe foi dirigido, gravado e editado pelo produtor @guinoremberg. O elenco do clipe contou com a modelo Alexia Freitas (@_alexiaaf), que contracenou com o rapper, além do coreografo e dançarino Emanuel Brizolara (@brizolara98) e a dançarina @lari.elly. O vídeo teve cenas gravadas na praia do Laranjal e no @galpãosatolep, espaço de muita influência na cena cultural da cidade.
Planos futuros:
Iniciamos 2021 com o lançamento do EP “O Exceder do Silêncio”. “Linda Pérola” foi o segundo lançamento do ano. Com a proposta de superar o fluxo de novidades do ano anterior, pretendemos lançar singles mensais, e videoclipes sempre que possível. O próximo lançamento é o da música “Calçada”, que chega nas plataformas nesse mês (abril). O single de maio já está em processo de finalização. Acompanhe nossas redes e fique por dentro das novidades.
Redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/manorickduarte
Instagram: https://www.instagram.com/manorickduarte/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/manorickduarte
Ouça/Assista:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/4YKiW8rugfdbTtkuVpoDcX?si=Zfo8iO9WQk6dgfIg2DF1tA
Youtube: https://www.youtube.com/manorickduarte
Fotos/Capa via Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/1LHVwAQydkQZOGlJ14GFMvFHQBFL82ydt?usp=sharing