No último mês, as famílias que ocupam um terreno na margem da Avenida das Torres em São José/SC vêm sofrendo diversos ataques por parte da prefeitura e políicia, entre eles a derrubada de algumas casas recentes e corte da fiação elétrica que abastece as habitações das famílias – tudo isso sem mandado e desrespeitando o processo que corre, com prazo de defesa até maio de 2021.
Como se não bastasse tudo isso, no dia 01 de abril, os moradores foram surpreendidos com a presença de agentes da polícia e da guarda municipal deixando nas casas um documento falso de despejo para o dia 05 de abril, na semana que vem logo depois do feriado de Páscoa, sem a assinatura de nenhum juiz nem menção ao processo, portanto ilegal!A falta de moradias em condições adequadas, medida através do Déficit Habitacional, já passa de 200 mil casas em Santa Catarina, segundo a secretaria de desenvolvimento social do estado, esse número equivale a quase 80% do número de habitantes do município de São José. É uma cifra alarmante! É inconcebível que com tanta gente sem casa a prioridade do poder público seja despejar famílias trabalhadoras na pandemia!
Despejo zero!
Frente à tentativa de intimidação dos moradores estamos organizando uma vigília para dia 05/04 de manhã na ocupação, às 6h30. Pedimos que todos os apoiadores disponíveis compareçam. Sabemos que a situação pandemica diminui nossa capacidade de mobilização, mas não podemos deixar famílias que estão lutando pelo direito de morar ao relento neste momento.
Vamos respeitar todos os protocolos sanitários e de distanciamento, não esqueça sua máscara e alcool em gel.
A ocupação fica ao final da avenida das Torres, em São José, na altura da Rua Vicente Tomaz Coelho, Bairro Serraria.
Caso não possa, envie, compartilhe e divulgue ao máximo a luta da comunidade!
—