Na manhã desta quarta-feira (31) a vereadora Carla Ayres (PT) e alguns representantes de micro e pequenas empresas ligadas ao setor de bares e restaurantes estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, para tratar de alternativas de ajuda financeira ao setor. A comitiva foi recebida pelo secretário da pasta, Miltinho Barcelos, pela secretária adjunta, Roseli Pereira, e apresentou suas demandas e algumas alternativas que podem ser adotadas pelo executivo municipal para socorrer essas empresas.
A pandemia da Covid-19 tem provocado um impacto financeiro enorme sobre o setor de bares e restaurantes de Florianópolis, muitos inclusive já fecharam as portas, visto que esses estabelecimentos são profundamente impactados pelas necessárias medidas de restrição e isolamento social, que têm por intuito reduzir o contágio e a propagação da doença. De acordo com a vereadora Carla Ayres, a reunião foi bastante produtiva, afinal, os representantes do setor puderam dialogar diretamente com o secretário municipal e expressar sua preocupação, além de apresentarem propostas e soluções que podem ser adotadas pela Prefeitura para ajudá-los a enfrentar essa situação. “O secretário se mostrou consciente do problema e da necessidade de adotarmos medidas para auxiliar os bares e restaurantes de Florianópolis a evitar o colapso. Essas micro e pequenas empresas são importantes geradores de emprego e renda na nossa cidade, portanto, precisam desse suporte do poder público municipal para superar as dificuldades econômicas enquanto não podem desenvolver suas atividades plenamente”
Ainda de acordo com a vereadora, a esperança é que a prefeitura se sensibilize com a grave situação enfrentada pelo setor e possa encontrar formas de auxiliá-los neste momento de agravamento da pandemia. “Os micro e pequenos empreendedores não têm mais a quem recorrer. Se a prefeitura não oferecer um auxílio a este setor, é possível que vejamos uma quebradeira geral desses negócios, com talvez dezenas de negócios fechando as portas e ampliando o problema do desemprego na cidade de Florianópolis. Nosso mandato está à disposição do setor para ajudá-los neste diálogo com a prefeitura e contribuir na sugestão de alternativas, seja por meio do diálogo ou da estrutura parlamentar da Câmara Municipal de Florianópolis.
—