Tradução: Julia Vendramini, para Desacato.info.
Resumen Latinoamericano e a Frente Cultural Che Adelita (da Argentina), e a Radio Plaza de la Dignidad e o Canal 3 La Victoria (do Chile) fazem um chamado de solidariedade com o rapper catalão Pablo Hasel, condenado à prisão pela sua permanente solidariedade com aqueles que lutam e a sua defesa da liberdade de opinião.
Cantar contra o fascismo, ser comunista e revolucionário, denunciar a corrupção da monarquia espanhola, hastear a bandeira da solidariedade com todos os povos que lutam no Terceiro Mundo e também com aqueles que lutam na Europa, ser anti-capitalista, anti-fascista, anti-imperialista e anti-patriarcal até a medula, custou a Pablo Hasel muitos problemas com a chamada “ordem estabelecida”. Foi perseguido e levado para a prisão anos atrás e neste momento se encontra a horas de ser novamente preso por defender o seu direito à liberdade de expressão, algo que nem a Justiça nem o governo monárquico e repressivo espanhol podem tolerar.
Pablo não é o único, nem será o último, mas aqueles de nós que conhecem o seu espírito rebelde e solidário com a luta da nossa América, aqueles de nós que recordam a sua presença e o seu canto libertário juntamente com o porto-riquenho Luis Díaz na fronteira colombiana-venezuelana a favor da Revolução Bolivariana, no preciso momento em que os Estados Unidos tentavam invadir com a desculpa da “ajuda humanitária”, estamos decididxs em exigir a sua liberdade e a tornar visível o seu caso em todo o continente. Por todas estas razões,
Convocamos músicos, artistas e pessoas da cultura do continente, ou qualquer pessoa que se oponha à restrição do direito à liberdade de expressão, a tirar uma foto com um pequeno cartaz que diga: LIBERDADE À PABLO HASEL. Ou grave um vídeo de não mais de 50 segundos expressando a sua solidariedade com Pablo, e envie-o para: [email protected].
Também nos comprometemos, com outros irmãos e irmãs do continente, a promover ações de solidariedade, mini-concertos, murais, etc., nas ruas, onde a luta pela liberdade de Pablo e o repúdio à repressão fascista será o fator de convocação.
PABLO HASEL LIVRE PARA QUE SUA MÚSICA VOE LIVRE!
Leia mais:
Casan descumpre acordo firmado com atingidos por barragem em Florianópolis