O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej) convoca a categoria para um ato “drive in” com carreata nesta segunda-feira, dia 31, às 14 horas, em protesto ao Projeto de Lei Complementar 003/2020, que aumenta a alíquota de contribuição do Ipreville de 11 para 14%.
Partindo da Câmara de Vereadores de Joinville em carreata, a categoria vai mostrar ao Prefeito Udo Döhler e aos vereadores sua insatisfação com o Projeto de Lei que reduz 3% dos salários. Após a carreata, às 15 horas os servidores voltam para a Câmara onde será instalado telão para que todos os presentes assistam à reunião virtual conjunta nas Comissões de Legislação e de Finanças que vai analisar e votar o PLC. A reunião será transmitida ao vivo pelo canal da CVJ no Youtube.
Falta de transparência
Depois de aprovar um calote de R$ 147 milhões no Ipreville em final de junho, por meio da suspensão da contribuição patronal de março a dezembro deste ano, agora a bancada governista da Câmara resolveu trazer o PLC 003/2020 novamente à discussão no Legislativo. O texto é de autoria do Poder Executivo e em fevereiro foi retirado da pauta após a categoria suspender a greve cobrando transparência nas contas do Instituto.
Esta é uma luta pela não redução dos salários já defasados desses trabalhadores, que mesmo sem receber reajuste não estão medindo esforços para melhor atender a população em plena pandemia. Mas também é uma luta em defesa do Instituto de Previdência, para o qual a Prefeitura deve mais de R$ 800 milhões e quer passar essa conta para os servidores.
Prevenção
Será uma manifestação diferente, que diante da pandemia da Covid 19 não permite aglomeração de pessoas pelo risco de contágio e gravidade da doença. Todos devem estar com máscara, levar álcool 70% e seus cartazes de protesto.
Os servidores exigem dos vereadores respeito aos direitos e a valorização do serviço público. Servidor não vota em traidor.