Nós, homens e mulheres negros integrantes dos coletivos que assinam esta carta, nos dirigimos publicamente aos dirigentes dos partidos que integram a Frente Ampla e que devem decidir, pelas próximas semanas, pela formação da chapa que concorrerá à prefeitura de Florianópolis, para manifestar publicamente nosso apoio à escolha do Professor Lino Peres (PT) para integrar a chapa majoritária.
Entendemos que a candidatura do Professor Lino Peres é uma candidatura necessária e representativa da negritude e das periferias em Florianópolis. Não apenas porque Lino é um homem negro, mas porque é um homem negro e socialista, orgânico da luta antirracista em Florianópolis e militante presente em todas as grandes lutas da cidade, na defesa intransigente das nossas comunidades, nossa juventude, das mulheres negras e das periferias, em contínuo diálogo com as bases, de quem tem o reconhecimento e respeito.
Vereador há quase oito anos, o Professor Lino Peres expressa em sua práxis as lutas com as quais se compromete. Mantém um gabinete diverso e representativo, formado em sua maioria por mulheres e pessoas negras. Lino é um representante popular que ouve jovens e velhos, que apoia e potencializa os movimentos negros e de mulheres, comprometido com a pauta ambiental, o combate ao racismo e à intolerância religiosa, assim como é um mandato aliado das lutas das mulheres e contra a LGBTQI+fobia.
Em todo o mundo, a luta antirracista tem ganhado fôlego e avançado tanto na organização da resistência à extrema direita quanto na ocupação dos espaços de poder, para falar em nome próprio. Florianópolis tem hoje a oportunidade de não apenas construir uma campanha eleitoral representativa dos partidos comprometidos com a liberdades democráticas e as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, mas de, afinal, efetivamente representar a negritude da cidade na chapa majoritária. É tarefa das esquerdas comprometidas com a luta antirracista considerar a nossa voz nesse debate e abraçar essa oportunidade.
Fazemos este apelo, convocando os militantes negros e negras de cada partido que compõe a Frente, assim como os aliados e aliadas da luta antirracista, a fazer com que nossas vozes sejam ouvidas e nossas posições, consideradas na tomada da decisão sobre a escolha das candidaturas municipais. Nós somos uma força política na cidade, para além dos partidos e de seus dirigentes. Nossas vidas importam, nossa política importa, nossos militantes e representantes importam.
Assinam:
-Aline Salles- Movimento da População em Situação de Rua
– André Schaffer – Movimento da População em Situação de Rua
– Ariel de Oliveira- Setorial de Negros e Negras do PSOL
-Ary Barreiros – Setorial de Negros e Negras do PSOL
-Eliane Debus- Professora/ UFSC Universitária
– Felipe Cardoso – Setorial de Negros e Negras do PSOL
-Carlos Alberto Silva e Silva- militante do Movimento Negro e professor universitário
– Cícero Santiago Oliveira- Professor
– Escola Afro Popular de Formação Política Leonor de Barros
-Iara Odilia Nunes- professora e Militante do Movimento Negro
-Jeruse Romão- Yalorixá e Militante do Movimento Negro
-Joana Célia dos Passos- Professora /UFSC
– Lorena Duarte- Advogada e do Setorial de negras e negros do PSOL
– Maty Lice Brancher Gueye- Advogada e mestranda da UFSC
-Dani Braz- militante Juventude Revolução do PT e diretora da UNE
– GT de Combate ao Racismo do PT
José Elito Ribeiro- Nova Frente Negra/SC
– Nelson Murilo Padilha- Ex- Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT -Pedro Cabral Filho- Professor, ex vereador/ PSOL
– Rodolfo Silva- Pre candidato ver e do GT de Combate ao Racismo do PT
– Rossano Lopes Bastos- militante e pesquisador
-Setorial de Negras e Negros do PSOL
– Suzana Marisa Rodrigues Ribeiro- Advogada e ativista do CECUNE( Centro Ecumênico de Cultura Negra)
– Simon Odremon- Preto, professor e Militante.
– Valmir Ari Brito- Fórum da Capoeira
– William Luiz da Conceição- Setorial de Negros e Negras do PSOL.
Maria Aparecida Rita Moreira – Presidenta da Associação de Educadorxs Negrxs de Santa Catarina
– Leidiane Sampaio – jornalista e assessora parlamentar