Nós, mulheres que protagonizamos a grande manifestação do “Ele Não” em Florianópolis, reivindicamos junto aos dirigentes da Frente Ampla Democrática e Popular que a unidade seja garantida nas eleições para a prefeitura. É urgente e necessário que se concretize a unidade do campo progressista capaz de derrotar o fascismo bolsonarista e as forças conservadoras, viabilizando a vitória de um projeto democratizante e emancipador.
É necessário construir um projeto de cidade voltado para os trabalhadores e os vários setores populares: negros, mulheres, moradores de rua, LGBTs. É urgente enfrentar as políticas fascistizantes e destruidoras do patrimônio e dos serviços públicos.
É hora de focarmos naquilo que nos une: o combate ao fascismo. Saudamos a unidade está sendo construída por vários partidos e organizações políticas. Entendemos que os partidos com maior força política e maior trânsito entre os movimentos sociais devem compor a chapa majoritária.
A definição do nome de Elson Pereira para prefeito configura-se como a possibilidade concreta de retirar do poder aqueles que desde muito tempo governam essa cidade. Mas ainda precisamos apontar um nome para vice na chapa. Defendemos o nome de Lino Peres do PT para compor a chapa majoritária, porque a experiência tem nos mostrado que não basta ter uma mulher nos espaços de poder para que nossas reivindicações sejam ouvidas e encaminhadas. Lino Peres aceitou presidir a Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Gênero da Câmara de Vereadores quando a única mulher eleita não aceitou o cargo. Nesta Comissão, Lino encaminhou muitas de nossas reivindicações e ainda abriu espaço, através do rodízio de mandado, para que a vereadora suplente do PT assumisse durante o mês da mulher, num gesto de reconhecimento da importância da representatividade de uma mulher ligada ao movimento de mulheres e defensora dos Direitos Humanos. Lino Peres é um ativista das causas populares, defensor do direito à cidade, sendo reconhecido por todos os movimentos sociais de Florianópolis.
A força do nome do Lino acrescenta na chapa para a prefeitura de Florianópolis o combustível para uma campanha vitoriosa. Mulheres de diferentes partidos e organizações de esquerda assinam esse manifesto, defendendo a unidade da esquerda em Florianópolis com Elson Pereira para prefeito e Lino Peres vice. Uma chapa com força para derrotar a direita e construir uma cidade, na qual o executivo esteja centrado na efetivação de políticas públicas que garantam os direitos da maioria da população de Florianópolis.
Aberto para adesões.
Assine pelo link abaixo e compartilhe:
https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/mulheres_de_esquerda_manifesto_de_mulheres_pela_unidade_da_esquerda_em_florianopolis_/