O Departamento de Polícia do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, difundiu nesta terça-feira (23) um vídeo em que uma mulher branca tosse de propósito sobre um bebê hispano, após uma discussão com a mãe da criança.
O incidente teria acontecido na cidade de San José, no dia 12 de junho. A senhora loira, aparentando cerca de 50 anos, estava na fila de uma sorveteria, até que começa a discutir com uma jovem mulher latina que levava um carrinho de bebê, ao parecer porque esta não estaria respeitando o distanciamento mínimo.
Assista ao vídeo com o ataque racista ao bebê:
A Polícia da Califórnia divulgou o vídeo nas redes sociais, para pedir ajuda nos trabalhos de identificação da senhora que comete o ataque. Ela foi acusada de xenofobia pela mãe do bebê, que se chama Mireya Mora e é estadunidense de origem costarriquenha.
“Ela fez aquilo de propósito. Passou a nos hostilizar depois que me ouviu conversar em espanhol com minha avó, que nos esperava sentada em uma mesa. Tirou a máscara e tossiu três vezes com muita força na cara do meu filho. Me deu muita raiva, mas não consegui reagir, fiquei em choque”, contou Mora.
A ação da mulher branca, que ainda não foi identificada, também causou forte repúdio nas redes sociais e nos meios de comunicação californianos.
—