Nos últimos sete dias, o Brasil registrou 7.096 mortes por coronavírus, o que configura em uma média de 1.013 por dia. Com isso, o país agora concentra a maior média de óbitos provocados pela doença em todo o mundo, superando países como Estados Unidos e Reino Unido. A informação é do jornalista Ricardo Galhardo, no Estado de S.Paulo.
Os EUA, que possui o maior número de óbitos pela pandemia até o momento, registrou no mesmo período 5.762 mortes, média de 823 por dia. Já o Reino Unido, que ocupa o segundo lugar na lista de óbitos, teve 1.552 mortes nos últimos sete dias, uma média de 221 por dia.
O modelo matemático utilizado pela Casa Branca, nos Estados Unidos, para projetar o avanço do coronavírus no país e no mundo, diz que o Brasil deve se tornar epicentro da doença no dia 29 de julho. Nesse dia, o Brasil teria 137,5 mil mortos e os EUA, 137 mil.
Flexibilização
Enquanto o Brasil registra a maior média de mortes pela doença, governadores de quase todo o país começam a flexibilizar as medidas de isolamento social. Após mais de dois meses, shoppings e comércios de rua estão autorizados a abrir em São Paulo nesta quinta-feira (11).
Alguns estados, no entanto, já se aproximam do colapso no sistema de saúde, como é o caso de Amapá, Pernambuco, Acre, Rio Grande do Norte e Maranhão. Todos estão com mais de 90% dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) ocupados.