Afrânio.- Não é um negócio de pai pra filho. É melhor. É entre “irmãos”. A Câmara de Florianópolis aprovou, na tarde desta terça-feira (9), a doação de um terreno com 1.600 metros quadrados, a 600 metros do mar, em uma região nobre no bairro Ingleses. A beneficiada é a Associação Beneficente Cultural Delta (ABCDELTA), que tem como diretor de patrimônio Marcelo Guaraldi Bohrer, que ocupa cargo comissionado na Prefeitura da Capital e é presidente do Democratas em Florianópolis, mesmo partido do Prefeito. A área que Gean e a Câmara estão dando de presente está avaliada em 4 milhões e 300 mil reais. O “negócio entre irmãos” foi denunciado pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) em julho de 2019.
TCE
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está apurando a possível ilegalidade na concessão de imóvel público. Para o conselheiro Wilson Wandal, a utilização do instituto da permissão de uso de bem público, para entidade privada, por meio de decreto municipal, fere o art. 37 da Constituição Federal. Além disso, o Relator vê ausência de interesse público devidamente comprovado por meio de projetos ou programas de trabalho. Na mesma direção, Wandal aponta como irregular a dispensa de licitação para a concessão de direito real de uso à ABCDELTA.
A maioria dos vereadores preferiu ignorar todas essas irregularidades e aprovou o projeto enviado pelo Prefeito. Veja como votou cada parlamentar:
Votaram contra o “negócio entre irmãos”
Afrânio Boppré
Lino Peres
Maikon Costa
Votaram a favor do “negócio entre irmãos”
Claudinei Marques
Dalmo Meneses
Dinho
Edinho Lemos
Ed Pereira
Erádio Gonçalves
Fábio Braga
Gabrielzinho
Gui Pereira
João Luiz da Silveira
Marcelo da Intendência
Maria da Graça
Miltinho Barcelos
Pedrão
Rafael Daux
Renato da Farmácia
Abstenções
Marquito
Lela
O vereador Celso Sandrini não participou da sessão