O pós-coronavírus. Por Jean Carlos Carlesso.

Imagem: Pixabay.

Por Jean Carlos Carlesso, para Desacato. info.

Hoje, escrevo pela primeira vez para o Portal Desacato após receber o convite de minha querida amiga Claudia Weinman.

Para quem não me conhece, sou Jean Carlos Carlesso, 30 anos, munícipe de São Miguel do Oeste-SC, advogado, formado em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – e especialista em direito penal e processo penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Atualmente voltei para a sala de aula e busco me formar no curso de Filosofia. Dito isto, passo a escrever sobre a maior questão de saúde pública dos últimos 100 anos no Brasil.

Escrever sobre as coisas do mundo não é uma tarefa fácil, pois analisar o presente e imaginar o futuro muito pouco diverge da atividade do escritor de ficção científica, talvez divergindo entre tais tarefas somente o grau das especulações e na tentativa científica de precisão do escritor não literário.

Mas analisar o quadro imposto por essa crise mundial do coronavírus me apresenta uma única certeza, a de que o mundo sairá diferente dela em comparação ao jeito que entrou.

É a primeira vez, desde o surgimento da comunicação em massa, que uma doença altamente infecciosa e potencialmente letal para a maioria das pessoas (em especial aos idosos) ataca em cheio nosso país.

Isso gerou medo e caos!

Porém, as múltiplas facetas de nossa sociedade cindida surgem agudamente nesses dias, pessoas de mau caráter que não se cansam de compartilhar notícias falsas e insensíveis (ou cegas) ao dano provocado ao outro, até aquelas que se dedicam ao máximo para auxiliar o próximo e de combater esse inimigo incrivelmente real.

A urgência provocada pela rapidez da doença certamente mostrará para a maioria do povo que o método científico é o caminho da luz, e não os vídeos da tia(o) do whatsapp.

Quem sabe essa crise mostre os equívocos grosseiros e irresponsáveis cometidos pelo líder máximo de nossa nação, e que são massivamente compartilhados por pessoas que sequer conhecem o mínimo necessário sobre o método científico.

Talvez essa doença que está a matar milhares de pessoas pelo mundo, e que agora mata irmãos brasileiros, sirva para, ao menos, por luz nas mentes obscuras daqueles que se negam de ouvir a ciência.

Não escutar nossos médicos, cientistas e pesquisadores significará, para muitos, a morte! O mundo está se unindo e ouvindo esses verdadeiros heróis da humanidade (um pouco menos aqui no Brasil).

Pode ser que, após essa crise, questões como o aquecimento global serão levadas a sério, já que há muitas décadas os especialistas alertam o mundo sobre o risco de matarmos o planeta.

O coronavírus está a tirar vidas humanas, mas o toque de recolher forçou a diminuição na emissão de gases do efeito estufa em até 25% em alguns locais do globo.

Ao meu ver uma coisa é certa, a ciência sairá a grande vitoriosa dessa crise, pois o método científico e o conhecimento humano não possuem barreiras, e a crise servirá como lição para a humanidade para que nunca ignoremos os alertas daqueles que dedicam suas vidas ao conhecimento científico.

_

Jean Carlos Carlesso é Advogado, de São Miguel do Oeste/SC. Formado em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – e especialista em direito penal e processo penal pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.