Após discurso nazista, Kleber Mendonça questiona: “Como é que a gente que trabalha com ficção fica?”

O diretor de Bacurau ainda disse que “o caos reina” ao comentar o convite feito por Bolsonaro à atriz Regina Duarte para substituir Roberto Alvim na secretaria de Cultura

Imagem: Reprodução

O cineasta Kleber Mendonça Filho, que em 2019 lançou o premiado filme Bacurau, comentou de forma irônica, nesta sexta-feira (17), o episódio do vídeo nazista do ex-secretário Roberto Alvim, chefe da Cultura no governo Bolsonaro.

“Eu só quero saber como é que a gente que trabalha com ficção fica”, disse o diretor. A postagem veio pouco depois de Mendonça “celebrar” o fato do nazismo “voltar” a ser entendido como extrema-direita no Brasil. “No estranho mundo chamado Brasil, o nazismo finalmente voltou a ser de extrema-direita”, publicou.

Mais cedo ele havia feito duas publicações em inglês sobre o caso. “Um comunicado divulgado ontem à noite por um funcionário de alto escalão do que resta do Departamento Cultural do governo de Bolsonaro fedia a doenças mentais ao dirigir o país ao som de WAGNER em segundo plano e prometer uma nova era na cultura brasileira, copiando a palavra por palavra, um discurso proferido por J Goebbels na Alemanha, no final da década de 1930”, tuitou.

“Realmente parece que tristes palhaços armados tomaram conta deste navio”, disse ainda. “Aparentemente o nazista acabou de ser demitido. Que hospício”, completou.

Ele ainda criticou o convite que Bolsonaro teria feito à atriz Regina Duarte para a secretaria. “O caos reina”, tuitou.

Roberto Alvim e Goebbels

O ex-secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim, perdeu seu cargo após explicitar a correlação de seu projeto cultural com as iniciativas de propaganda nazistas em vídeo publicado nas redes sociais com o objetivo de divulgar o Prêmio Nacional das Artes, apresentado horas antes em live com a participação do próprio presidente. Na gravação ele usou uma frase do ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, e adotou toda uma estética similar à usada pelos nacionais-socialistas – incluindo trilha sonora de Ópera exaltada por Aldolf Hitler.

Kleber Mendonça Filho

?@kmendoncafilho

Eu só quero saber como é que a gente que trabalha com ficção fica.

Kleber Mendonça Filho

?@kmendoncafilho

A statement broadcast last night by a high ranking official in what is left of the Cultural Dept of Bolsonaro’s government reeked of mental illness as he addressed the nation to the sound of WAGNER in the background and promised a new era in Brazilian culture, copying word…

Kleber Mendonça Filho

?@kmendoncafilho

(Cont) …by word a speech delivered by J Goebbels in Germany, in the late 1930s. It really does feel like sad armed clowns have taken over this ship.

NEWS JUST IN, apparently the nazi has just been fired. What a madhouse.

Kleber Mendonça Filho

?@kmendoncafilho

?

Regina Duarte é convidada para Secretaria de Cultura e diz que responderá até amanhã – 17/01/2020

Atriz, conhecida por suas posições de direita, diz estar animada com possibilidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.