O Conselho Mundial da Paz denuncia da maneira mais firme o recente ataque criminoso dos Estados Unidos contra um país soberano, o Iraque, em que o comandante da Força Quds da Guarda Revolucionária Iraniana foi assassinado, junto com oficiais de alta patente do Exército do Iraque.
Esta ação não provocada e irresponsável constitui uma nova e perigosa escalada para o Oriente Médio, onde os EUA mantêm milhares de tropas e estão há décadas envolvidos em agressões e intervenções imperialistas em vários países.
Este mais recente ataque conduzido por um drone mostra claramente a intenção do governo estadunidense de tensionar ainda mais o ambiente e provocar uma retaliação, para impulsionar seus planos. É realizado em linha com a retirada dos EUA do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, entre outras ações, e seu projeto para uma nova corrida por armas nucleares.
A decisão imediata do governo Trump de destacar 3.000 tropas adicionais na região prova que o plano é o de, sem pudor, intensificar o envolvimento dos EUA novamente.
O Conselho Mundial da Paz condena as ações imperialistas estadunidenses e insta os membros e amigos a agir em protesto contra esta escalada, que pode levar a uma guerra generalizada na região.
Exigimos a retirada completa das tropas estadunidenses do Iraque, da Síria e da região, o encerramento das bases militares dos EUA e o fim das sanções contra os povos da região.
Apoiamos as ações do movimento da paz estadunidense e do Conselho da Paz dos EUA, sob o slogan pelo “Retorno das Tropas do Iraque – Não à Guerra contra o Irã!”
Secretariado do Conselho Mundial da Paz
4 de janeiro de 2019
Tradução: Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz)