Um trabalho valente, nada menos

    Por Claudia Weinman, para Desacato. info.

    Somos um grupo formado por uma diversidade de gentes que se encontram desde o interior do estado de Santa Catarina, em São Miguel do Oeste, na linha de ligação com o país Argentino, também na capital, em Florianópolis, guiados pela República Dominicana, interligados para além das fronteiras de vários países. Cursar o caminho da mídia independente, com um jornalismo de classe e popular é um trabalho valente, nada menos do que isso. 

    Nesse início de julho estamos comemorando os 100 programas do “Informativo Paralelo” que na sua quarta temporada já transmitiu sobre tantas realidades, já convidou inúmeras pessoas para discutir a centralidade dos assuntos que importam para a classe trabalhadora explorada.

    O Portal Desacato.info e a Cooperativa Comunicacional Sul firmaram o compromisso de levar A Outra Informação com um programa radial produzido e gravado na Casa da Outra com todas as alegrias e dificuldades, financeiras inclusive, por compreender a dimensão da importância desse programa para que os/as invisíveis tivessem um lugar de abraço para se expressarem, orientados pela construção diária do profissionalismo.

    Essa turma viajou da República Dominicana para Florianópolis, de São Miguel do Oeste para Florianópolis, de Florianópolis para São Miguel do Oeste, de Caxias do Sul para Florianópolis, gravando, produzindo, editando quando ainda não se tinha a estrutura necessária para os programas ao vivo.

    Em São Miguel do Oeste as condições também foram se construindo. Sem um local para a gravação de quatro programas em uma tarde, se improvisou na sala da pastoral (Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural) um estúdio com os equipamentos de som do nosso querido companheiro e trovador Pedro Pinheiro. Adaptaram-se microfones e se formou um círculo de gente falando sobre a luta das juventudes, da periferia, da roça, dos indígenas, das mulheres, oportunizando a rádio Cultura Comunitária a mencionar a sua importância para a região.

    A pequena sala se fez grande de gentes e informação. De luta, teimosia e insistência, como é a vida dos que se aportam no caminho marginal. Tantas portas se fecharam mas no caminho abrimos as condições e conhecemos os/as apoiadores e apoiadoras que hoje dividem um estúdio junto a Rádio Web Planeta Ilha com quem vamos transmitindo ao vivo, todas as terças-feiras, desde 2018, esse programa.

    Estamos em festa sim, nada menos do que isso. Nosso programa completa 100 edições de esforços, abraços, golpes e resistências. O Informativo Paralelo que iniciou na condução dos/as Jornalistas Raul Fitipaldi, Elaine Tavares e Caroline Dall ‘Agnol segue com Jana Machado e Tiago de Castilho como apresentadores, com a direção de operações de Izabel Fávero, trazendo sempre colunistas como Claudia Weinman do interior e convidados e convidadas completando o estúdio, na direção geral de jornalismo de Tali Feld Gleiser.

    Hoje a partir das 19h a comemoração será no Tralharia em Florianópolis/SC e desde o Oeste Catarinense vamos festejar. A Outra Informação, embora se tenha muito o que aprender sobre a importância dela, é a única que está comprometida e seguirá registrando a vida a partir dos invisíveis.

    100 programas de muito orgulho, contentamento! Nada menos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.