Até julho deste ano, a empresa irá desenvolver um estudo de viabilidade para identificar as condições para o início dos testes pilotos em Florianópolis, previstos para fevereiro de 2013. De dimensões reduzidas, o Hiriko possui linhas futuristas, com porta frontal, que facilita o acesso aos assentos. O veículo possui um moderno sistema de navegação, informação e controle.
O Hiriko dispõe de tração e direção em todas as quatro rodas, gira sobre si mesmo e conta com um bagageiro de 300 litros de capacidade. O veículo pode percorrer 120 km com uma única carga nas baterias de lítio e atingir 90 km/h de velocidade máxima.
O estudo de viabilidade proposto avalia a viabilidade do projeto, estima a demanda dos usuários finais, a infraestrutura necessária e calcula o impacto na cidade com a implementação de um serviço de mobilidade com o carro urbano. Também será proposto um modelo de negócio financeiro, que prevê patrocinadores privados.
A cidade de Florianópolis não terá qualquer ônus financeiro para a realização deste projeto. O Hirik faz parte do Programa Global de Mobilidade sob Demanda, focado na identificação de novas soluções de mobilidade sustentável para cidade.
Fonte: ASCOM/PMF