Reportagem de Patrícia Campos Mello e Avener Prado na Folha informa que a fake news “Denúncia – gestantes brasileiras estão sendo retiradas da Maternidade Estadual para abrir leitos para gestantes que chegam da Venezuela” viralizou graças ao candidato a deputado federal Ezequiel Calegari (Patriota), que tem uma página anti-imigrantes e fez um vídeo com a gestante.
De acordo com a publicação, a governadora do estado, Suely Campos, faz eco. “Estou atendendo venezuelanos e nossos brasileiros estão ficando para atrás, estou ocupando a vaga deles”, disse à Folha.
De fato, a maternidade estadual teve um grande aumento no número de atendimentos por causa do ingresso de cerca de 60 mil venezuelanos em Roraima nos últimos dois anos. Foram 566 partos de venezuelanas em 2017, e 571 em 2018 só até junho (ante 4.240 partos de brasileiras). Mas a história da gestante não era bem assim. Segundo Moema Farias, diretora de apoio técnico da maternidade, a gestante não foi expulsa para dar lugar a venezuelana, completa a Folha de S.Paulo.