O governo do Estado anunciou nesta segunda-feira (23) que a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vai permanecer no Rio Grande do Sul por mais 180 dias. A prorrogação da presença foi acordada em reunião, realizada em Brasília, entre o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e o governador José Ivo Sartori, devendo ser confirmada no Diário Oficial nos próximos dias.
A Força Nacional chegou ao RS no fim de agosto de 2016, como resposta a um pedido do governador Sartori após uma série de casos emblemáticos de violência. Inicialmente, 120 homens vieram ao RS para atuar no policiamento ostensivo e em ações de visibilidade. A primeira fase da atuação foi concentrada em Porto Alegre, mas posteriormente a operação foi ampliada para o interior do Estado, com o contingente de agentes passando para 200.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, considera positiva a manutenção da atuação da Força Nacional, pois a corporação representaria um diferencial de estratégia em Porto Alegre. “A parceria com o governo federal tem sido muito importante nas ações desenvolvidas na capital. O reforço dos agentes da FNSP permite que o efetivo da Brigada Militar seja direcionado para outros pontos, o que aumenta a nossa capacidade de pronta resposta”, observou.