Redação.- A sentença da segunda-feira np caso – Thomas Burnett, Sr et al v. A República Islâmica do Irã e outros – determina que “a República Islâmica do Irã, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica e o Banco Central da República Islâmica do Irã” são responsáveis da morte de mais de 1000 pessoas como resultado dos ataques de 11 de setembro, disse o juiz George B. Daniels do Tribunal do Distrito Sul de Nova Iorque.
O Irã deve pagar às famílias “$ 12.500.000 por cônjuge, $ 8.500.000 por pai ou mãe, $ 8.500.000 por criança e $ 4.250.000 por irmão”.
Daniels emitiu outras sentenças por falta de cumprimento contra o Irã em 2011 e 2016 que mandaram a República Islâmica pagar as víctimas e as empresas de seguros bilhões de dólares por danos e mortes nos ataques do sequestrador.
A participação iraniana nos ataques não está comprovada. A Comissão do 11S não achou evidências do apoio do Irã. Alguns sequestradores viajaram através do país persa no seu caminho para o Afeganistão, sem que seus passaportes fossem carimbados.
São apontados como responsáveis dos atentados do 11S: 15 cidadãos sauditas, dois dos Emirados Árabes Unidos, um do Egito e um do Líbano. Ainda assim, os EUA insistem em que Teerã apoiou os sequestradores com treinamentos e ajuda financeira.
Julgamentos JASTA
Em 2016, os EUA aprovaram a Lei de Justiça contra os Patrocinadores do Terrorismo (JASTA), que permite que os familiares de vítimas processem os Estados por sua suposta participação em atos internacionais de “terrorismo”.
Com agências.