A Mostra Universitária de Processos Teatrais consiste da apresentação de composições teatrais realizadas nos semestres 2017/2 e anteriores por alunos e egressos do departamento de Teatro.
Ela ocorrerá às quintas, sextas-feiras e sábados 12 e 19 de Maio de 2018 e contará com a apresentação de 13 produções surgidas no ambiente acadêmico e visa possibilitar um espaço de circulação e fruição de bens culturais produzidos no âmbito desta universidade, pretende-se atrair espectadores da comunidade acadêmica e entorno.
A intenção da mostra é construir-se como um processo contínuo, possibilitando estes espaços durante todo o ano.
Pretende-se também, criar novos espaços potenciais de teatro, através da manutenção de pautas contínuas em espaços teatrais de escolas de artes e outros, e possibilitando, também a circulação de espetáculos que sejam fruto de pesquisas autônomas de estudantes e/ou professores dos cursos de licenciatura, Mestrado e Doutorado em teatro UDESC.
No Ceart Udesc e na Feira Viva a Cidade a programação é gratuita com retirada de ingresso 30 minutos antes de cada apresentação em caso de espaços fechados, já nas sedes da Cia Vanguarda e da Escola Aktoro, os ingressos custam R$20 inteira e R$10 a meia entrada, com venda de ingressos no local
Agenda:
Kandace é um duo que investiga as relações entre arte e política, com recorte de raça, gênero e sexualidade e desenvolveu no ano de 2017 uma Performance Rap Pocket Show dentro do processo da disciplina de interpretação 4 da aluna Mariana Franco, apresentado no dia 3 apenas como KANDACE
Tia Glaucéria faz Picadinho é uma remontagem de um monólogo da atriz e Mestre em Teatro pela Udesc Arlette Souza e Souza, que partiu de investigações feitas dentro do Bando de Arte Livre Van Der Ground, composto por alunos e egressos do curso de Licenciatura em teatro da Udesc.
Dona Augusta, é fruto da pesquisa da Cia Mosca Teatral, um coletivo criado por alunos do curso de Teatro em 2017 e que pesquisam linguagens como burlesco, cabaret e clown
Sob Medida é fruto das disciplinas de direção 1 e 2 da Aluna Gaya Colzani, que pesquisa performatividade e o corpo gordo.
Galã Delon é a performance do ator e licenciando Felipe Ferreira Ferro, que investiga as relações da comicidade, dança, arquitetura e afetos.
(In)Conformado é o resultado da disciplina de interpretação 3 de Guilherme Trautmann, e consiste de um solo dramático produzido a partir de colagens de discursos religiosos e vivências pessoais no que trata à sexualidade e religião.
Brincarueira é um experimento cênico poético musical a partir de cantigas e da palhaçaria, fruto da pesquisa do Trio Arroz de Festa que é composto por uma doutoranda e dois egressos do curso.
O espetáculo CULTivando inimigos é fruto da disciplina de Direção Teatral de 2016 do licenciado em Teatro Mikhael Sanchez, e parte das investigações deste com as relações entre comicidade, ilusionismo e cena.
Analógica é o resultado das disciplinas de direção 1 e 2 do ano de 2017 da Aluna Juliana Krause, e os espetáculos E a Avenca Partiu e Bela, são resultados da disciplina de interpretação 3 dos discentes Bruna Ferraccioli e Ale Berra
Portanto, esta mostra acontece a partir da necessidade de um aluno em experimentar processos de produção, apoiado pelo Departamento de Teatro e professores Meire Silva, Henrique Bezerra, Fátima Costa Lima, Fabiana Lazzari, José Ronaldo Faleiro (que assinam os termos de responsabilidade dos espaços) e do Técnico de Iluminação Ivo Godois e bolsistas pelo apoio técnico importantíssimo, além dos grupos participantes e de outros professores, técnicos e estudantes que apoiam de maneira indireta.