TRF-4 rejeita por unanimidade embargos dos embargos da defesa de Lula

Decisão foi proferida em cinco minutos. Votos pelo não conhecimento fizeram com que Turma não entrasse no mérito | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Sul21.-A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitou por unanimidade os embargos dos embargos de declaração interpostos pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles eram o último recurso na condenação de segunda instância, definida pela mesma turma, também por unanimidade, em janeiro.

Os votos levaram cinco minutos para serem anunciados. O primeiro a votar foi o relator, desembargador Nivaldo Brunoni, que substitui Gebran Neto em período de férias. Vitor Laus e Leandro Paulsen também votaram pelo não conhecimento dos recursos. Com a decisão, o mérito da questão nem chegou a ser avaliado.

Por tradição, o TRF-4 é conhecido por rejeitar esse tipo de recursos por vê-los como protelatórios para cumprimento de pena. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba desde o dia 6 de abril.

Lula ainda pode recorrer da decisão que o condenou a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois ainda estão sujeitos a avaliação de admissibilidade ou não pela vice-presidência do TRF4. “Na prática, isso funciona como um filtro de acesso às instâncias superiores”, segundo assessoria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.