Por Marcelo Zapelini, para Desacato.info
Cerca de 600 simpatizantes do ex presidente Lula realizam vigília diante da Justiça Federal em Santa Catarina. O grupo promete permanecer no local até o encerramento do julgamento do Habeas Corpus que tenta evitar a sua prisão. Do trânsito lento da Beira Mar Norte, partiam, com frequência, gritos agressivos e buzinas de apoio.
Para o presidente do PT de Florianópolis, Carlos Eduardo de Souza, o ato simboliza a resistência em u. momento em que a democracia está em jogo. “Como somos atores sociais, vamos jogar com as ferramentas que temos para garantir que a democracia não seja jogada para debaixo do tapete”.
O petista considera que acontece uma guerra e que é necessário trava-la “sempre dizendo que a política é o espaço de luta da população brasileira. O que resta para nós, o povo, se não a política”, analisou.
Segurando uma faixa que exige liberdade para Lula, Alessandra de Lima, militante do PCO (Partido da Causa Operária) acredita que a possível prisão de Lula não é apenas injusta, como é política. “Por meios legais, já não há mais o que fazer, tem que ser uma mobilização enorme para impedir que Lula seja preso”, disse.