Abrimos nossa retrospectiva de hoje, ainda com os ecos do #8M em Florianópolis, no Extremo Oeste Catarinense e em várias cidades do mundo.
A Luta das mulheres de todas as raças e etnias esteve presente em toda a Mãe Terra.
Também ficamos atentos às eleições em Cuba e Colômbia, repúblicas irmãs da Nossa América.
A imagem de capa é do fotógrafo Roni Pimentel.
Venha junto até as 21 h.
No domingo 4 de março, Tali Feld Gleiser, trouxe ao vivo imagens do carnaval da República Dominicana, direto da capital, Santo Domingo.
Como está a correlação de forças entra as grandes potências. Que mudou depois da Guerra Fria? Ela terminou de fato?
Vejamos a análise de Rita Coitinho, na seu texto para a coluna coletiva, “A Outra Reflexão”.
Na segunda-feira, 5 de março, Caroline Dall ‘Agnol apresentou mais uma edição do jTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Douglas Kovaleski continua com seu seriado de artigos sobre a Saúde em tempos do governo Temer. Na coluna coletiva ele se direciona à Emenda Constitucional 95 congela os gastos sociais pelo período de 20 anos (EC95/2016). Leia, é importante entender!
Para o economista do DIEESE, José Álvaro Cardoso, Brasil é um laboratório de testes do sistema neoliberal. Veja suas afirmações na coluna coletiva do Portal Desacato.
Na terça-feira, dia 6 de março, a equipe de Desacato no Extremo Oeste chamava para o ato do dia 8, Greve Internacional de Mulheres, que aconteceria na região. Assista:
Vitória das Doulas! A lei que que regulamenta a profissão das doulas foi submetida a julgamento, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na quarta-feira, dia 7, por ação de inconstitucionalidade impetrada pelo sindicato dos médicos do estado. Por unanimidade, os desembargadores, votaram pela constitucionalidade da lei. Assista o vídeo produzido por Caroline Dall ‘Agnol e Jana Machado.
A banda musical catalã, Macaco, mereceu a reflexão do nosso versátil articulista, professor, revisor e tradutor, Elissandro Santana. Saiba os motivos.
A cobertura de Desacato.info, da Greve Internacional de Mulheres, este ano também começou muito cedo, recebendo as primeiras imagens da manifestação que se iniciava em País Basco, através da nossa colaboradora, Vanessa Lertxundi em San Sebastián (Donosti). A partir daí ficamos em cobertura até as 23 horas.
No seu espaço na coluna coletiva d’A Outra Reflexão, o economista do DIEESE, Maurício Mulinari, escreve sobre que tipo e que qualidade de democracia deve ser conquistada.
A Marcha do #8M em Florianópolis, novamente foi empolgante. Durante todo o trajeto, Desacato transmitiu ao vivo com a narração de Caroline Dall ‘Agnol e as entrevistas de Rosangela Bion de Assis e Mayara Santos. Lembre a marcha:
Com o marco do Dia Internacional da Mulher e da Greve Internacional del Mulheres, Claudia Wainman destacou o papel das mulheres camponesas da sua região.
A cobertura ao vivo do #8M culminou tarde, no município oestino de Descanso. No fechamento, conversaram Claudia Weinman e o Diretor de Comunicação da Acracom, João Carlos Santin.
A professora aposentada da Universidade de São Paulo (USP) Ermínia Maricato e o arquiteto e urbanista Paolo Colosso, estiveram em Florianópolis, e a jornalista Míriam Santini de Abreu, dedicou seu espaço n’A Outra Reflexão ao registro dessa presença.
O presidente argentino, Maurício Macri, não leva em conta as reivindicações da sociedade, as grandes mobilizações e se usa do “diversionismo” comunicacional e do aprofundamento do castigo aos trabalhadores. Sobre isso reflexiona, Débora Mabaires.
Mais um #8M ficou gravado na história de Florianópolis. Mais um #8M ricamente resumido e documentado por Jana Machado. Não deixe de assistir!
Na sexta-feira, dia 9 de março, ainda com as consignas e emoções do #8M em Florianópolis, a colunista Elenira Vilela, de forma corajosa, usa da sua própria experiência de vida para refletir e afirmar posição sobre a luta das mulheres frente à agressão do machismo e do sistema dominante.
Porque ontem foi sábado, a crônica de Luciane Recieri nos levou a viajar entre a filosofía e Air Qatar. Como fez isso? Leia já!
Fechamos a jornada de hoje com o magnífico texto de Guigo Ribeiro, suave e profundo, iludido e desesperançado.
Nos encontramos de novo na próxima Retrospectiva Semanal, daqui a 7 dias.
Obrigado pela companhia e até lá!