Por Marcia Sousa.
O IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) lançou uma série de videoaulas gratuitas sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs). Em quatro módulos, os técnicos do Instituto explicam a pequenos produtores rurais como eles podem realizar o sistema de plantio, quais os benefícios socioeconômicos que ele traz e como esse modelo também é importante para a biodiversidade.
Os Sistemas Agroflorestais (SAFs), têm se destacado como modelos produtivos que potencializam a produção agrícola de forma sustentável. Há mais de 20 anos, o IPÊ trabalha com esse sistema no Pontal do Paranapanema, junto a assentados rurais, em uma área de grande impacto para a proteção da Mata Atlântica e toda a sua biodiversidade.
Os projetos direcionados para esse sistema já renderam resultados importantes ao longo dos anos como: levar benefícios socioeconômicos a mais de 200 pessoas, contribuir com a segurança alimentar de famílias por meio da produção agroecológica e ajudar na formação do maior corredor reflorestado de Mata Atlântica, que beneficia espécies da fauna.
Os SAFs estão alinhados com os objetivos do IPÊ de pensar e implementar, junto com a comunidade, uma paisagem mais sustentável para o Pontal do Paranapanema. Nessa linha, atualmente, o Instituto desenvolve os projetos Café com Floresta e Sistemas Agroflorestais para Agricultura Familiar como Corredores de Biodiversidade.
As videoaulas têm o apoio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II (PDRS), Banco Mundial e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. As aulas podem ser acessadas aqui.