Por Claudia Ratti.
Na quinta-feira (21), o Ministério da Educação (MEC) informou ter repassado o valor de R$289,82 milhões ao programa Novo Mais Educação, durante a última semana. O recurso é referente à segunda parcela de 2016 e beneficia mais de 9 milhões de alunos matriculados em mais de 31 mil escolas públicas do País.
De acordo com o MEC, o dinheiro deverá ser aplicado na melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas, no reforço da gestão escolar e no aumento dos índices de desempenho da educação básica.
Esses recursos fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e são enviados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que coordena os repasses às redes de ensino.
O PDDE oferece assistência financeira às escolas públicas das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial que são mantidas por entidades sem fins lucrativos.
Objetivos do Novo Mais Educação
O programa Novo Mais Educação substitui o Mais Educação, que funcionou entre 2007 e 2016. O foco do novo programa é, por meio da ampliação do número de vagas em tempo integral, melhorar o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática no Ensino Fundamental.
Fonte: Educação Integral.