Por Pablo Rodrigo.
A Polícia Federal acaba de deflagrar mais uma operação para combater crimes de corrupção envolvendo politicos, empresários e agentes públicos de Mato Grosso. Vários mandados de prisão, condução coercetiva e busca e apreensão estão sendo cumpridos neste momento em Cuiabá. O primeiro alvo, logo às 05h45 da manhã desta quinta-feira (14) foi o prédio da Assembleia Legislativa.
As primeiras informações são de que a operação é fruto das delacões premiadas do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), de sua esposa Roseli Barbosa, do filho Rodrigo Barbosa, irmão Toninho Barbosa e do ex-chefe de gabinete Silvio César Corrêa. As delações foram homologadas no início de agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob o comando do ministro Luiz Fux.
Vários inquéritos foram abertos para investigar um esquema de corrupção que se intaurou no governo do estado de 2006 a 2014.
O que chama atenção na delação, considerada “monstruosa”, é que Silval apresentou vários vídeos em que aparecem deputados recebendo malotes de dinheiro. Entre os parlamentares aparece o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Entre os alvos das buscas estão os gabinetes dos deputados Oscar Bezerra, Domingos Fraga e Silvano Amaral.
Os agentes isolaram a área e determinaram que nesta quarta-feira não haverá expediente na Assembleia Legislativa, até que todos os mandados sejam cumpridos.
Fonte: HiperNotícias