5 razões contra a militarização de escolas

1- Policiais não estão preparados para debater ideias, qualquer divergência ou discussão já descambam para agressão, como podemos ver no vídeo abaixo.

2 – Nessas escolas, as crianças e os jovens não sabem o que é liberdade. São o tempo todo submetidas a um regime disciplinar arbitrário, ao pior estilo “Vigiar e Punir” (ver livro de Michel Foucault sobre espaços de dominação e “fabricação” de indivíduos por meio da disciplina).

3 – Não são ensinadas a dar valor aos seus direitos, garantias e liberdades às quais têm ou deveriam ter acesso.

4 – Aprendem que, para serem “bons” cidadãos, devem simplesmente obedecer a quem tem poder, mesmo que isso os tolha de suas individualidades e direitos. Mesmo que isso perpetue ainda mais as desigualdades e a discriminação.

5 – São ensinadas a aplicar o mesmo regime de dominação rigorosa caso se tornem os futuros detentores de poder (político, militar, econômico, religioso etc.). Repetindo o ciclo de dominação e violência na qual se formaram.

Muitas pessoas “aplaudem” as novas escolas militares. Justificam-se dizendo que antes esses locais eram entregues à criminalidade, neles não dava para se aprender nada e agora os estudantes estão aprendendo a “ter valores morais” e se dedicando “de verdade” aos estudos. Mas isso é uma ilusão, não funciona.

Uma educação verdadeira precisa de amor e bondade, não de castigo e repressão.

EDUCAR É INSPIRAR E NÃO REPRIMIR

Militarizar escolas públicas para supostamente acabar com a violência é uma péssima idéia, veja o que aconteceu em Maceió na semana passada.

EPISÓDIO NA ESCOLA CAMPOS TEIXEIRA, Maceió – 24 de maio de 2017

Estudantes relatam que policiais falavam sobre uniforme escolar, quando o PM ficou incomodo por estar sendo “encarado” pelo estudante. Incomodado, o policial pergunta o porquê do aluno estar olhando, e logo o aluno responde “estou olhando porque você está falando”. É nessa hora que o policial se aproxima do estudante e o agride.

Em uma entrevista o policial afirma que o estudante apontou o dedo na cara dele, contrariando as imagens e depoimentos dos estudantes da sala.

O policial ENFORCA o estudante.

QUAL A SOLUÇÃO?

Oferecer condições dignas de educação, arte, cultura e esporte para todos.

Professores bem remunerados e opções de profissão que abram o futuro das crianças e dos adolescentes.

O Estado precisa oferecer opção e não opressão.

 

Fonte: Humanistas.

17 COMENTÁRIOS

  1. militarização de escola existe para acabar com o senso critico, e para formar cidadão que seja incapazes de se mobilizarem, e que também seja incapazes de mudar a realidade social em que vivem, os políticos militarizam escola nunca e jamais para melhorar o ensino ou combater a violência, os pais é que compram essa historia, por trás esta a ideia de criar um cidadão alienado, as escolas militarizadas a maioria está localizadas em regiões pobres pois no plano do politico e os lugares onde os pais serão enganados, pois eles não sabem o que é alienação, e como a ideia da disciplina será muito tentadora a sim como a ideia de segurança. Quando se espera que o aluno termine o ensino médio a autoridade politica deduz que o sujeito estará preparado para viver o resto da vida obedecendo, a ideia é cria na pessoas a cultura que ela só existe no mundo para obedecer, e que revindicar ou reclamar de alguma coisa é falta de caráter, e o bom sujeito e o que segue regras sem questionar, com isso se deslumbra pessoas que nunca façam parte de movimentos sociais, ou sejam sindicalizados, ou reclame com sindicato sobre alguma coisa o que peça algum aumento salarial, o que reclame das condições de trabalho, outro proposito e evitar que a pessoa encha a paciência da autoridade politica com reclamações ou reivindicações.

  2. Eu dou risadas para tanta asneira! Em colégios militares, quem é bom aluno, tem respeito dos monitores (os militares). Apenas aqueles que são mais inquietos que são repreendidos, como é na vida real. Eles realmente te ensinam valores morais de qualquer cidadão de bem, merecido a pátria amada! Sem contar que seu ensino é de alta qualidade, e te abre portas ao ensino superior sem igual entre as escolas públicas.

  3. Primeiramente que colégio militar é esse que nem farda os alunos usam meninas de cabelo solto sem xuxinha preta meninos sem cabelo padrão sem querer ofender mas esse não é um colégio militar padrão . Eu estudo em um colégio militar e muito pelo contrário desse vídeo no meu colégio os policiais dão até conselhos quando você passa por dificuldades então se você não estuda em um colégio militar então não fale mal

  4. Eu posso falar com toda certeza do mundo que tú que foi relatado acima não passa de baboseira descarada, pois eu estou em um colégio militar que antes da entrada dos militares era uma verdadeira zona (Briga, drogas e falta de respeito),mas agora tá tudo organizado e com respeito pelos professores.

  5. Como aluna de colégio militar, posso dizer com total segurança que nenhum, absolutamente NENHUM dos pontos acima são realidades em meu colégio. Os vídeos mostrados não são de colégios militares propriamente ditos. São de colégios normais, que por algum motivo decidiram colocar militares sem nenhuma instrução para “monitorar” os alunos. As cenas que circulam por aí como essa do vídeo, são lamentáveis. Nada justifica isso. Mas generalizar, e vir com “razões contra militarização das escolas” se baseando nesses pontos, mostra que não se tem simplesmente NENHUM ideia do que se está falando. Eu amo meu colégio, nós não somos tratados dessa forma, pelo contrário, é uma troca de respeito. Aprendemos sobre disciplina. Não somos reprimidos. E aprendemos a liderar também, toda semana um de nós vira Xerife de sala, no intuito de que, mais na frente já tenhamos noção de organização quando responsável por um determinado grupo de pessoas. Isso, é só um exemplo. Militarização das escolas, é uma boa ideia, mas pessimamente colocada em prática na maioria das situações. Todos são completamente livre para ter sua opinião. Mas bem fundamentada, não apenas baseadas em específicos casos, e principalmente sem generalizar. E mais uma coisa, não parem apenas de generalizar escolas militares (se é que a escola em questão pode ser chamada assim) parem também de generalizar os próprios militares! Não é apenas porque uma pessoa que exerce a mesma função de milhares, por fazer um ato lamentável representa todos esses milhares. E sempre vai haver corrupção EM TODA E QUALQUER PROFISSÃO!!!! Sinto muito pelo ocorrido, e não só nesse caso mas em tantos, realmente é péssimo pensar que essas coisas acontecem. Mas, NÃO GENERALIZEM!!!!!!! Abraços.

  6. Independentemente do caso e de sua natureza, se fossemos levar em consideração um caso apenas, já teríamos outra forma de governo, pois o que fizeram na nossa política já é abuso. Sendo assim a cada relato de algo que desagrade a minoria sem pensar num todo, mudaríamos o jeito de conduzir algo.

  7. Sendo ele, um militar formado acredito para prestar segurança pública, creio que agiu de forma equivocada e violenta; completamente desequilibrado pra função na qual ele é designado a prestar. Nada justifica atitude dele. Existem outras formas de abordagem que não aquela. Lamentável.

  8. Gente não e que a criança não terá liberdade mas olha o estado das escolas mano os professores apanhando de alunos,brigas e falta de disciplina,então tipo,na escola os alunos deverão manter disciplina e estudar afinal esse é o proposito das escola,mas,fora da escola ai eles decidem como vão agir.

  9. Fake News!!
    Como o colega disse aqui nos comentários. Essa escola não é militarizada, isso foi uma ocorrência em escola estadual.
    Fake news!!!

  10. Convido o autor da matéria a conhecer uma escola militar e seus alunos. Com certeza o autor vai se surpreender.

    Sua crítica não encontra amparo, alunos de escolas militares valorizam a família, são participativos e dedicados. Os limites impostos forjam um caráter sólido para o convívio social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.