Sem Terra bloqueiam a BR 060 no Ceará

5
Famílias que estão em condições precárias no acampamento reivindicam construção de moradia. Foto: MST.

Por Aline Oliveira.

A ação organizada pelo MST reivindica a construção de 600 moradias para as famílias acampadas há mais de quatro anos no acampamento Irmã Tereza

Na manhã desta quinta-feira (12), cerca de 300 manifestantes trancaram a BR 060 que liga Quixeramobim à Fortaleza. A ação  organizada pelo MST reivindica a construção de 600 moradias para as famílias acampadas há mais de quatro anos no acampamento “Irmã Tereza”. O bloqueio da rodovia durou cerca de duas horas e terminou quando o governador do estado, Camilo Santana (PT), sinalizou uma audiência para discutir as pautas do Movimento.

Em nota, a Secretaria das Cidades afirmou que existia um projeto para construção de unidades habitacionais pelo Minha Casa, Minha Vida já em análise na Caixa Econômica Federal, quando as contratações do PMCMV foram suspensas pelo governo federal. Para o a coordenação do MST “essa situação é inadmissível”, já que as famílias estão em condições precárias no acampamento.

Comunas urbanas no Ceará

No Ceará existem seis acampamentos urbanos organizados pelo MST que resistem nas margens das cidades de Crateús, Tamboril, Ibaretama, Aracati, Pentecoste, Quixeramobim. O governo do estado se comprometeu em intervir na construção dos conjuntos habitacionais, no entanto, várias promessas já foram feitas e nenhum avanço após as negociações.

O programa Minha Casa, Minha Vida tem sido a solução para muitas famílias que desejam a casa própria e não conseguem, mas diante da suspensão do programa pelo governo federal muitas destas famílias acreditam que a principal forma de persistir neste sonho é a luta  urbana, é a ocupação.

Fonte: MST.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.