O documentário A Fronteira Invisível – The Invisible Border (2016, 22 min) foi filmado durante a IV Reunião Binacional Matsés Brasil-Peru. Na ocasião o povo Matsés, mais uma vez, se dirigiu aos Estados brasileiro e peruano para repudiar qualquer tipo de exploração em seu território.
O petróleo é hoje a principal ameaça às terras que compõem a zona de fronteira entre Brasil e Peru, marcada pelos rios Javari e Jaquirana, e onde habita tradicionalmente o povo Matsés. Na aldeia Lobo (Terra Indígena Vale do Javari – AM), líderes vindos de diversos pontos da Amazônia manifestam suas posições. Diante de uma possível tragédia ambiental e humana, num contexto em que se sentem ignorados, os Matsés propõem a resistência.
Em 2007, a Perupetro, agência reguladora estatal peruana encarregada dos contratos de exploração de hidrocarbonetos, concedeu os lotes 135 e 137 para a Pacific Stratus Energy S.A. Os dois lotes incidem em partes do território tradicional Matsés no Peru.
Desde então, a necessidade de uma maior articulação política aproximou os Matsés organizados na Comunidad Nativa Matsés (CNM) no Peru e na Organização Geral dos Mayuruna (OGM) no Brasil. Com apoio do Centro de Trabalho Indigenista, a partir de 2009 as organizações passam a se articular de forma sistemática nas Reuniões Binacionais Matsés Brasil-Peru, que em 2016 chegou a sua sexta edição.
O curta-metragem é um manifesto em forma de vídeo: diversos chefes Matsés de diferentes partes da Amazônia brasileira e peruana discursam às novas gerações, opõem-se fortemente à exploração de suas terras e reafirmam sua postura guerreira na defesa de seu povo e dos povos isolados com os quais compartilham território.
Ficha técnica:
Direção: Lucas Bonolo
Produção Execuiva: Gilberto Azanha e Helena Ladeira
Produção: Conrado R. Octávio, Janekely D’Ávila, Jean Philippe Echassoux e Victor Gil
Montagem: Pedro Watanabe
Som: Daniel Turini e Fernando Henna
Cor: Pedro Dulci
Ano / Duração: 2016 / 22 min
Vale do Javari (AM) – Tabatinga (AM) – São Paulo (SP) – Brasil – 2016
Realização: Grão Fino Filmes / Centro de Trabalho Indigenista (CTI) / Organização Geral dos Mayuruna (OGM)
Apoio: Embaixada da Noruega / Regnskogfondet Rainforest Foundation Norway
Fonte: Boletim Povos Isolados.