Foram iniciadas nesta segunda-feira (17/10) as negociações para o Acordo Coletivo 2016/2017 dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em videoconferência, representantes dos sindicatos de jornalistas e radialistas, e da Comissão de Empregados, no Rio, no Distrito Federal, em São Paulo e no Maranhão acertaram com a emissora um calendário com rodadas de negociação a serem realizadas três vezes por semana. O primeiro encontro será nesta quarta-feira (19/10), a partir das 13h.
Ficou combinado que a discussão será feita em três etapas: cláusulas consensuais, cláusulas novas (apresentadas pelos trabalhadores) e cláusulas econômicas. Confira aqui a pauta de reivindicações completa.
Como a data-base na EBC é 1º de novembro, a empresa aceitou o pedido dos sindicatos para estender por 60 dias os efeitos do atual acordo coletivo.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – SJPMRJ – alerta os trabalhadores para que fiquem atentos à convocação de nova sessão da assembleia da Campanha Salarial – o que deve acontecer em breve.
Com discurso de crise financeira e mau momento do país, o novo presidente da EBC, Laerte Rimoli, abriu a reunião desta segunda-feira – o que já sinaliza a necessidade de mobilização da categoria contra retrocessos e em favor de um acordo coletivo justo.
—
Fonte: Jornalistas.