Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
Uma criança ficou ferida após ser atingida pelo vidro de uma janela do ônibus escolar em linha Cachoeirinha, interior de Descanso-SC. O Motorista do transporte público disse ter comunicado à secretária de Educação no dia 31 de agosto, alertando sobre as condições do ônibus, porém, não teve retorno
Uma criança ficou ferida após uma janela se desprender do ônibus que conduzia mais de 20 estudantes e professores no trajeto da linha Cachoeirinha, interior do município de Descanso. Segundo informações repassadas pelo motorista Airton Luis de Farias, a criança estava sentada no banco quando o vidro se desprendeu e resultou em um corte profundo na mão.
A reportagem do Portal Desacato conversou com o motorista do transporte público que lamentou o fato. “Lamentavelmente foi um acidente que aconteceu, motivado por vários itens danificados no ônibus. Imediatamente liguei para o plantão do posto de Saúde para que viessem prestar um socorro. Passando pela casa dos pais, conduzi a mãe e a criança até ao encontro do veículo da Saúde onde foi prestado o atendimento”, contou.
Segundo Farias, já faz um mês que ele teria encaminhado um documento à Secretaria de Educação solicitando o conserto dos itens que estão danificados no ônibus, porém, até o momento do acidente, nenhuma resposta lhes foi dada. “Havia pedido a cerca de um mês para fazer conserto e nada foi feito. Comunicava verbalmente mas não me atendiam, então fiz um documento por escrito e protocolei”, disse ele.
O Motorista salienta ainda que procurou pela Secretária de Educação e que não recebeu uma resposta para a resolução dos problemas. O documento teria sido encaminhado ainda no dia 31 de agosto. “Ela disse que iria tomar providências e esse parecer não veio”, afirma.
Motorista registra boletim de ocorrência, após sofrer intimidação
Airton Luis de Farias disse que o assunto gerou repercussão nessa semana e que alguns professores comentaram sobre o caso via mensagens no WatsApp e outros meios de comunicação. Depois disso ele disse que recebeu uma ligação da secretária de Educação. “A secretária de Educação ligou xingando, porque eu fui passar informação, que os professores ficaram sabendo. Escutei desaforo e por isso registrei um boletim de ocorrência na Delegacia”, contou.
Farias diz sentir-se indignado com a situação. “Na hora que a gente presta um concurso exigem um monte de coisas, de cursos que temos que fazer, mas quando é a parte deles fazerem, a manutenção dos veículos não fazem, querem passar por cima”, desabafou.
Conforme ele, depois do acidente com a criança, o ônibus foi substituído, mesmo assim, os estudantes estavam com receio de embarcar para irem até a escola. “Estavam na expectativa, se voltasse o mesmo ônibus eles não queriam nem ir para escola. Me preocupo com a família da criança, e espero que venham a atender o pedido de toda população, que sejam tomadas as providências, porque isso não pode acontecer com um transporte público”, completou.
Na secretaria de Educação:
A reportagem do Portal Desacato conversou com a secretária de Educação, Marciana Miotto na manhã de quarta-feira, dia 28. Ela contou sobre o acontecido com a criança, mas disse que não poderia estar repassando informações sobre as providências que serão tomadas. Também não quis falar sobre os motivos do conserto não ter sido feito quando o motorista fez a solicitação junto a secretaria. “Essas informações a gente não passa”, resumiu.
Mais tarde, Marciana entrou em contato com a reportagem e enviou a seguinte nota: “O fato ocorrido foi uma fatalidade, enquanto se fazia o trajeto para o transporte escolar estourou um vidro do ônibus, houve ferimento na mão de uma aluna, a mesma recebeu atendimento médico hospitalar, sendo acompanhada por familiares e pela Secretária de Educação. O vidro que estourou não teve relação com o vidro citado pelo motorista no documento. Informo ainda que o motorista já estava autorizado a fazer o conserto. O Município está tomando todas as medidas necessárias para solucionar o fato ocorrido”, diz a nota.
Fotos: Divulgação.