No dia 26 de agosto de 2016, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), recebeu a comenda Dom Luciano da Faculdade Arquidiocesana de Mariana. A comenda é uma homenagem prestada a instituições nas quais Dom Luciano se envolveu e deixou suas contribuições.
“Este evento é uma valorização e reconhecimento público daqueles que contribuem com a Igreja e a sociedade. Essa homenagem é promovida por ocasião do 10º aniversário do falecimento de dom Luciano Mendes de Almeida”, de acordo com a divulgação da arquidiocese de Mariana.
Receberam a homenagem os representantes do MAB em Mariana, Letícia Oliveira, da coordenação estadual do movimento e o atingido pela barragem de Fundão, Marino Dangelo, morador do distrito de Paracatu. “É importante vermos o reconhecimento do trabalho do MAB em defesa dos atingidos. Nós do MAB saímos deste importante evento fortalecidos na luta pelos direitos dos atingidos”, disse Marino.
A história do MAB em Minas Gerais é marcada pela contribuição de Dom Luciano Mendes de Almeida, que sempre contribuiu no sentido de defender a necessidade e legitimidade da organização dos atingidos por barragens.
Nesse sentido Dom Luciano foi presente na construção e fortalecimento do MAB no estado e continua presente nos momentos atuais do movimento, com os ensinamentos de justiça social, amor ao povo e à vida. A parceria entre MAB e Arquidiocese de Mariana segue fortalecida com Dom Geraldo Lyrio Rocha, na busca pelos direitos das famílias atingidas por barragens na região.
Demais instituições nas quais Dom Luciano esteve presente também foram homenageadas: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de São Paulo, a Fundação Marianense de Educação e o Tribunal que se ocupa da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.