Projeto da Udesc digitaliza jornais históricos de Santa Catarina para consulta pública e gratuita

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Biblioteca Pública de Santa Catarina, mantém desde 2013 um projeto intituladoHemeroteca Digital Catarinense.

    A iniciativa envolve a digitalização e disponibilização online de todo o acervo documental de periódicos, em especial jornais editados e publicados no estado de Santa Catarina, um total de 1.200 títulos.

    “O material que já foi digitalizado pelo projeto está disponível para consulta pública e gratuita”, explica a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), professora Sílvia Maria Fávero Arend.

    A página da hemeroteca já contempla cerca de 800 títulos digitalizados, com mais de onze mil edições, somando aproximadamente 60 mil páginas. A digitalização dos jornais é feita com equipamentos adquiridos com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da FCC.

    O projeto conta com uma equipe formada pelo professor Reinaldo Lindolfo Lohn, do departamento de História, pela bibliotecária do IDCH, Iraci Borszcz, alunos bolsistas dos cursos de Biblioteconomia e História da Udesc Faed, e pelo bibliotecário Alzemi Machado, da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

    O IDCH, coordenado pela professora Maria Teresa Santos Cunha, e a Biblioteca Pública, administrada pela bibliotecária Patrícia Karla Firmino, oferecem suporte e apoio às ações do projeto.

    O acervo pode ser consultado na página da Hemeroteca Digital Catarinense.

    Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
    Jornalista Carolina Hommerding
    E-mail: [email protected]
    Telefone: (48) 3664-8512

    Fonte: Udesc Faed.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.