Por Vivi Najjar.
Um dia me falaram que existia cabelo ruim. Mas por quê?
Cabelo bom é o quê?
Cabelo bom é o que nasce, cresce e cai
Nasce de novo e por aí vai….
Que protege, penteia e enfeita
Que ilumina, enrola e me deixa satisfeita
Cabelo bom é esse aqui
Que me faz menina, alegre e perfeita!
Se é assim, todo cabelo é bom!
Cada um do seu jeito,
Cada um com seu direito
Grande, pequeno, liso ou enrolado
Branco, preto, vermelho, amarelo ou, até, azulado
Cabelo bom é o meu
Porque é com ele que eu posso fazer um lindo penteado. Bem enfeitado.
Preocupado com o bullying que sofrem as crianças cacheadas e crespas de todo o Brasil, o diretor da empresa brasileira de beleza Yenzah, Rodrigo Goecks escreveu o livro infantil “Cabelo bom é o quê?”.
Quebrando o paradigma de que cabelos crespos e cacheados são sinônimos da expressão “cabelo ruim” que, aliás, sempre incomodou Rodrigo, ele lançou este livro para mostrar às crianças que todo cabelo é bom.
“São inúmeros os exemplos de preconceito vivenciados pelas crianças devido a esta expressão, cabelo ruim, que é comum em todo o Brasil. Qual o impacto disso na autoestima das crianças? Criamos a campanha #cabeloboméomeu, com o livro, um vídeo com meninas de várias etnias e a hashtag, na web, para elevar a autoestima das crianças cacheadas e crespas, fortalecendo a relação das crianças com seucabelo e, consequentemente, com a sua identidade. Estamos muito entusiasmados com o impacto transformador que pequenas ações como essas possuem”, explica Goecks.
A marca ainda produziu um lindo vídeo com meninas recitando o poema do livro.
O livro faz parte das ações de lançamento da série de produtos Sou + Cachos, criada pela Yenzah, com a participação de quatro mil consumidoras, que foram responsáveis pela co-criação da linha. O livro pode ser comprado na loja virtual Casa 18.
O livro, ilustrado pela artista Anne Pires, estará disponível on-line para download, para uso pedagógico nas escolas. Trezentos livros serão doados para a Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa, na Rocinha. A Yenzah ainda terá preço subsidiado para escolas que queiram usar o material como recurso pedagógico.
Livro infantil “Cabelo bom é o quê?”
De Rodrigo Goecks, com ilustrações de Anne Pires
Coleção “Um dia me falaram”
24 páginas
R$ 15 (site), R$ 5 (preço subsidiado para escolas)
—
Fonte: Juba de Leoa