Por Claudia Weinman, para Desacato.info.
As eleições do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina- SINTE, inicia no dia de amanhã dia 22 e se estende até quinta-feira, dia 23. O contexto é de organização e intensificação dos trabalhos relativos a campanha. A Coordenadora do Sinte Regional de São Miguel do Oeste, Sandra Denise Zawaski, que concorre a nova eleição por meio da Chapa 2, Sinte Unificado, Forte e de Luta, ressalta que desde as últimas semanas, um intenso trabalho de visitas nas escolas foi realizado, com intuito de orientar os professores\as sobre a votação que acontece nos dias 22 e 23 de junho.
Sandra destaca que as eleições do Sinte são realizadas a cada três anos e que no contexto Regional, estão concorrendo duas chapas. A Chapa 1, ligada Estadualmente ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e a Chapa 2, relacionada mais ao Oeste do estado catarinense. Sandra relembra ações desenvolvidas pela Coordenação Regional de São Miguel do Oeste, em benefício da Categoria.
Há mais de 10 anos de atuação no Sinte e há seis anos, envolvida com a Coordenação da Regional, Sandra faz memória as diversas formações, seminários, greves e enfrentamentos com o Governo do Estado para a Garantia dos direitos fundamentais para a categoria.
Para ela, um dos fatos que marcou a vida Sindical do Sinte foi a greve de 2011. Segundo ela, foram mais de 60 dias de paralisação, negociações exaustivas com o Governo do Estado, mas graças ao empenho da Classe e vale ressaltar, de uma Coordenação competente que abraçou esta causa, Sandra destaca que foi possível efetivar a implantação do Piso Nacional para a categoria e ainda, o compromisso assumido, por parte do governo, de descompactar a tabela salarial. Situação essa iniciada neste ano no mês de março.
Sandra acrescenta ainda, que as urnas itinerantes estarão percorrendo toda a região de abrangência do Sinte, Regional de São Miguel do Oeste. As equipes de trabalho segundo ela, estão prontas para desenvolver um intenso trabalho neste dia 22 e 23 de junho. “Entendemos que para além de uma eleição, precisamos pensar na vida da comunidade escolar, no trabalho desenvolvido até o momento, nos enfrentamentos, e depositar o voto em quem acreditamos que realmente vai fazer o melhor pelo Sinte”, destacou.