Genial, crítico, fiel aos seus princípios e atemporal. Chico Buarque, que neste domingo (19) completa 72 anos, é um artista completo – no sentido amplo da palavra. Antenado com o seu tempo e com a causa dos que precisam resolver seus problemas – sejam sociais, políticos ou mesmo amorosos – o artista completa mais um ano com espaço cativo no olimpo onde poucos conseguem permanecer por tanto tempo.
Quando a música parecia já não lhe satisfazer como antes, o autor de Vai Passar, Meu Guri e Construção entregou-se à literatura. Ali produziu obras como Budapeste, Leite Derramado, Benjamim, Meu irmão Alemão que conquistaram espaço na literatura brasileira. Pai de três filhas (Silvia, Helena e Luisa), ele hoje é também um avô dedicado e ciente do seu papel familiar. Tanto que, embora tricolor, leva o neto flamenguista ao Maracanã. Encaretou? Nem pensar!
Chico, nos últimos anos, retomou sua veia militante e ativista e sobe em palanques dos partidos de esquerda com desenvoltura. E o faz para pedir voto aos candidatos ou respeito ao processo democrático. Criticado pela direita e atacado até na saída de restaurantes, ele não se deixa intimidar:
– De novo não! disse ele durante comício no Largo da Carioca, há dois meses, quando forças reacionárias ameaçavam apear Dilma Rousseff do poder – o que acabaram conseguindo.
Os mais jovens o tem como mito. Um ídolo que não se deixou influenciar pelo sucesso ou pelo comodismo. Assim, a geração que hoje tem vinte e poucos anos saberá levar adiante uma certeza aos seus netos: neste país um gênio da música e da poesia jamais se calou diante das tentativas torpes de esculhambar o Brasil.
Que ele, Chico Buarque, permaneça conosco por outros 72 anos. Pelo menos.
Na sua página do Facebook não faltaram homenagem de amigos e fãs:
“Com açúcar, com afeto, com o doce predileto, eu e todos os caros amigos desejamos um feliz aniversário!
Parabéns!”
Diva Alves quase escreveu um livro:
“Apagamos as velinhas hoje pro genial Chico Buarque de Holanda . Cantor compositor poeta e ativista político de um enorme bom senso. Pra ele vão os aplausos da maioria dos Brasileiros, com votos de Felicidades e vida longa pra continuar cantando e encantando nossas vidas ! TAÍ CHICO SUAS PAIXÕES : NOSSO TRICOLOR SUA MANGUEIRA SEU APOIO AOS INTEGRANTES DO MST . É NÃO PODERIA FALTAR UMA LEMBRANÇA DOS FESTIVAIS JUNTO COM A MELHOR CANTORA DO BRASIL ELIS REGINA E O TB GENIAL GERALDO VANDRÉ, TEMPOS DE LUTAS CONTRA A DITADURA QUE VOCÊS ENFRENTARAM COM CORAGEM E DIGNIDADE . TENHA UM DIA MARAVILHOSO CHEIO DE ALEGRIAS AO LADO DE SUA LINDA FAMÍLIA . MUITA SAÚDE E SUCESSO ! ABRAÇOS”
—
Fonte: Conexão Jornalismo.