Por Ana Carolina Madeira, de Florianópolis, para Desacato.info.
A auditora-fiscal aposentada e coordenadora-geral da organização sem fins lucrativos Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fattorelli chega a Florianópolis no dia 13 de junho, próxima segunda-feira, e à tarde já tem reunião no Sintespe, às 13h. Mais tarde, às 18h30, ministrará palestra sobre Dívida Pública e Auditoria no auditório do segundo andar na FAED da UDESC.
Dia 14h, o compromisso começa às 9h no auditório do CSE na UFSC, onde participa do Seminário de Conjuntura Política e Movimentos Sociais. À tarde, estará em reunião com representantes dos núcleos da região Sul, no Sindprevs. E às 19h, de volta ao CSE da UFSC, prestigia análise de conjuntura e ameaças aos direitos sociais.
Dia 13 estará na UDESC e no seguinte (14) na UFSC. Estudantes das universidades estadual e federal terão a chance de acompanhar sua palestra. No livro “A Dívida Pública em debate”, da coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, e explica, a partir de quatro pilares, como funciona o sistema que desvia recursos públicos para as instituições financeiras. Ela também é contrária ao PLP 257/2016.
“O serviço público será fortemente atingido com as propostas de congelamento salarial, demissão voluntária, entre outras incluídas no PLP 257. O mais grave é que o mesmo PLP modifica a Lei de Responsabilidade Fiscal para que a União atue como seguradora internacional de investimentos. Dessa forma, qualquer empresa nacional ou estrangeira que fizer qualquer investimento, se der errado, terá a garantia da União. Como a União sustentará essa garantia? Cortando gastos ou emitindo mais títulos da dívida”, explica.
Imagem: ACD