Por Jilson Carlos Souza, para Desacato. Info.
Aconteceu nos dias 01, 02 e 03 de abril, na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) em Chapecó/SC, a quarta etapa do Curso de Educação do Campo com Ênfase nos Estudos da Realidade Brasileira. De Fraiburgo/SC, 11 integrantes da Associação Hayashi-ha Vital Fraiburgo de Karatê-dô e da Apafec (Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular) estiveram presente.
Durante essa etapa foi estudado o tema: ‘Brasil: Economia e Política’, sob a orientação da professora Mônica Hass. A etapa concluiu o segundo módulo do curso e teve como uma das marcas a mística com o movimento das bandeiras e canções. Já no sábado (02/04), à noite, os estudantes ocuparam a praça central de Chapecó, ecoaram canções de liberdade apresentadas por cantadores populares, também foram pronunciadas palavras de resistência expostas por meio de poesias, e apresentações dos fundamentos do karatê-dô, realizadas pelos meninos da Associação Vital.
A ação artística e cultural promovida pelos estudantes do curso, além de apontar que a praça é o lugar onde o povo deve estar, também teve relação com a indignação coletiva, pelo momento histórico que atravessa o país, onde mais uma vez a classe trabalhadora e explorada vem sendo atingida.
“Foi um fim de semana de muito estudo e formação. É emocionante tomar posse de um espaço que é meu, é nosso é dos/as trabalhadores/as e de todo o povo oprimido que vê diariamente seus direitos serem usurpados. Esse espaço de conhecimento e troca de saberes com professores e companheiros/as de luta nos fazem mais fortes para enfrentar no cotidiano em nossos locais de vivência as adversidades e opressão a que somos submetidos”, finaliza Fabiane Guedes, cursista, da coordenação da Apafec.
Com informações e fotos: Setor de Comunicação da PJMP/PJR-SC.
Fonte: Apafec.org.