Por Claudia Weinman, para Desacato. Info.
Um grupo de meninas da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR), de São Miguel do Oeste, interior do estado catarinense, vai se reunir amanhã, sábado, dia 20 de fevereiro, a partir das 15h, para estudar o feminismo, esta forma de organização que não é exclusiva das mulheres, mas que tem como base, a emancipação e libertação da mulher sobre todos os tipos de preconceito.
A Formação Feminista, como é denominada, já aconteceu outras vezes. A intenção é que o debate que acontece neste grupo, seja, em outro momento, discutido em um coletivo maior, juntando os companheiros da PJMP e PJR para analisarem e discutirem a necessidade de um enfrentamento forte contra o machismo e todas as formas de opressão que exploram e agridem a vida de mulheres e homens. Por enquanto, segundo o grupo que fará o estudo neste final de semana, algumas partilhas e estudos serão realizadas com as meninas para posteriormente, contar com a participação dos demais companheiros de luta.
Para este final de semana, o grupo pretende fazer a leitura e estudo de textos, discussão e reflexão do que for abordado e outras formas de partilha a serem ainda definidas, mediante a realidade e a necessidade do grupo.