Quando: até 18 de fevereiro
Onde: Casa de Ana
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, 971, Loja 01 e 03 – Campeche
Quanto: Gratuito
A Casa de Ana inaugura seu espaço cultural com a Exposição Brincadeira Bordada a partir do dia 4 de fevereiro. Organizada por Olga Durand e Olinda Evangelista, a mostra reúne 21 trabalhos de 11 bordadeiras e um bordador, conjugando duas experiências essenciais ao ser humano – brincadeiras e bordados.
A primeira leva para um caminho de lembranças do que nos fazia imensamente alegres na infância, horas longas e esquecidas em folguedos coletivos rua afora. Quando os pais nos chamavam para voltar para casa, a resposta era inevitável: mas ainda não acabamos de brincar! Brincar não parecia ter fim – pelo menos o desejo de brincar não tinha…
A segunda percorre outro caminho, o da necessária preservação das tradições do bordado, sua memória. Com panos, linhas, agulhas, tesourinhas e pontos, os bordados expressam criação, universo interior, cultura, trabalho conjunto, arte. Por isso, precisa ser mostrado, para que possamos, vendo-os, apreciá-los e perenizá-los.
O objetivo da Casa de Ana ter pensado nesta exposição junto com a bordadeira Olinda Evangelista, é de divulgar este lindo trabalho, mantendo viva a tradição do bordado e revivendo lembranças de brincadeiras tradicionais do Brasil, passadas de geração em geração. São brincadeiras que nos levam a um reencontro com as nossas raízes e a nossa cultura.
A Casa de Ana rende seu tributo às brincadeiras infantis – que são de adultos também – e sua homenagem ao bordado, fazendo eco às palavras de Antonio Cicero (1996): Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Nesta Exposição, reúnem-se bordadoras de diferentes grupos da ilha, de São Paulo e um bordador de Ribeirão Preto (SP): Silvana Burigo, Anabea Cerisara, Usha Roig e Olinda Evangelista fazem parte do Grupo Roda de Bordados, do Campeche; Rozi Couto pertence ao Grupo Roda de Bordados, de Balneário Camboriú; Flavia Orofino, Vera Licia Arruda e Olga Durand são bordadeiras independentes, moradoras respectivamente no Campeche e na Daniela; Silvia Zanatta, da Lagoa, compõe o Grupo Respigar, de Florianópolis; Joana Salles, Vilma Simas e Paulo Oliveira são convidados especiais de São Paulo.
Organização: Olga Durand e Olinda Evangelista
Bordadeiras e Bordador:
ANABEA CERISARA = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
FLAVIA OROFINO = Independente/ Campeche/ Fpolis/SC
JOANA SALLES = Amar.e.linha/São Paulo-SP
OLGA DURAND = Independente/Daniela/Fpolis/SC
OLINDA EVANGELISTA = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
PAULO OLIVEIRA = Independente/Ribeirão Preto, SP
ROZI COUTO = Roda de bordado/Camboriu/Fpolis/SC
SILVANA BÚRIGO = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
SILVIA ZANATTA = Respigar/Lagoa/Fpolis/SC
USHA ROIG = Roda de bordado/Campeche/Fpolis/SC
VERA LICIA ARRUDA = Independente/ Campeche/ Fpolis/SC
VILMA SIMAS = independente/São Paulo-SP
Fonte: Calendário Floripa