Segundo uma pesquisa realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os três países que ostentam a vergonhosa marca dos maiores níveis de pobreza infantil são Israel, Turquia e México. A taxa é medida de acordo com a proporção de crianças que vivem em famílias com rendimento monetário inferior a metade do rendimento médio do país.
Os países nórdicos do continente europeu têm os menores índices de pobreza infantil do mundo. Desde 2007, a pobreza infantil aumentou mais de dois terços nos países membros da OCDE, com aumentos consideráveis na Turquia, Espanha e Grécia. Em Israel e na Turquia cerca de um quarto das crianças vive em níveis de pobreza preocupantes.
Indústria Bélica
Israel esta entre os dez países que mais exportam armas no mundo segundo pesquisa da organização sueca, Stockholm International Peace Research. É responsável por 2% das armas exportadas e já foi acusado de não divulgar todos os seus acordos. Por coincidência, um de seus principais fregueses é a Turquia, o segundo colocado no ranking da pobreza infantil. Os principais produtos exportados são armas leves (fuzis, pistolas e metralhadoras), mísseis, sistemas de vigilância e controle e aviões espiões não tripulados.