Espanha votou: partido de Rajoy perde 64 deputados e bipartidismo acaba

Participação de cidadãos na eleição cresce quase um 5%, com relação a 2011.

Redação de Desacato.info, com informações de veículos espanhóis.

Espanha votou hoje escolhendo novos deputados e a direita espanhola sofreu uma contundente derrota com relação aos resultados de 2011. Com 96% dos votos contabilizados, o Partido Popular de Mariano Rajoy perdeu com relação a 2011, 64 deputados e ficou com 122 deputados no parlamento espanhol. O PSOE, de Pedro Sánchez, também perdeu 16 mandatos.

De tal modo, o PSOE de centro-esquerda (91 deputados) e a esquerda coligada em PODEMOS (69 deputados em sua primeira disputa nacional), somados, levam a metade de bancadas no Congresso Espanhol.

O partido de Pablo Iglesias teve uma vitória estrondosa em Catalunha e obteve 350 municípios, 2 comunidades e 4 províncias: Barcelona e Tarragona (Catalunha), Guipúzcoa e Áraba (País Basco).

A ‘nova direita’, representada pelo partido Cidadãos (40 deputados), possível aliado do Partido Popular no governo, teve um desempenho muito abaixo do esperado e não consegue oferecer os deputados suficientes para que o PP tenha autonomia no comando do Congresso parlamentarista de Espanha. Ao contrário, a tendência é que seja impossível para o partido de Mariano Rajoy aprovar projetos legislativos.

O Parlamento espanhol está conformado por 350 deputados e ficará dividido em partes iguais entre direita e esquerda, respeitando os matizes dessa definição.

PODEMOS PLAZA 2

Eleitores de PODEMOS festejam resultados na Praça Reina Sofia de Madri.

Podemos catalunya 2

PODEMOS vence com coalizão em Catalunha.

Fotos da jornada da agência EFE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.